.

.

.

.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

“Passeios com História” promovem visita à Rota da Cultura Avieira

O Centro Cultural Regional de Santarém - Fórum Actor Mário Viegas promove, no dia 18 de agosto, Passeios com História, com visitas a Valada - Escaroupim - Aldeia Avieira da Palhota - Porto da Palha. 
   "A Rota da Cultura Avieira é assente no Tejo e estende-se de Póvoa de Santa Iria até Abrantes. Os seus aspectos mais representativos centram-se nas aldeias Avieiras, desde o Porto da Palha - no concelho de Azambuja - até à Azinhaga, no concelho de Golegã. As aldeias mais características são as Caneiras (Santarém), Escaroupim (Salvaterra de Magos), Palhota (Cartaxo), Porto da Palha (Azambuja) e Patacão (Alpiarça).
  Pela sua proximidade, beleza e representatividade, vale a pena visitar as aldeias de Escaroupim e da Palhota, num percurso pelo Tejo, a que se pode incluir as vistas panorâmicas do rio e a contemplação das aves no mouchão de Escaroupim, também conhecido como "ilha das garças", dado terem sido aí identificadas cinco espécies diferentes desta ave, assim como a íbis-preta identificada em 2005 como o único sítio onde nidifica em Portugal. Justifica-se assim um passeio por estes lugares com história, e com muitas histórias para contar".
Saída da antiga Escola Prática de Cavalaria às 9h30. 
A fim de salvaguardar a reserva de embarcações que permitam levar o passeio a cabo, é fundamental a confirmação de reserva tão cedo quanto possível.
Preço: € 13 
O Almoço é livre, no entanto, a organização sugere que traga um "farnel" para um agradável "Picnic" no parque de merendas de Valada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando é que Alpiarça conseguirá apresentar pelo menos uma casa avieira recuperada para visita de quem navega tejo abaixo, tejo arriba a exemplo de outras câmaras ribeirinhas?
Já sei, estão a estudar o assunto!...
lembra-me um poema do poeta Gedeão superiormente dito por Odete Santos: "Luísa sobe,/ sobe a calçada,/ sobe e não pode/ que vai cansada./ Sobe, Luísa,/ Luísa, sobe,/ sobe que sobe/ sobe a calçada./ / Saiu de casa/ de madrugada;/ regressa a casa é noite fechada...