Posso estar errado na minha análise e na percepção que tenho do "porquê" do acumular da dívida ao FFH/CGD.
A sensação que tenho e que tive foi a de que o PCP não pagava ou amortizava a dívida simplesmente por razões ideológicas e de concepção de Estado.
Achavam que a construção de bairros sociais competia ao Governo, e como tal, eles construíam o que lhes apetecia, ficariam populares entre a população, e quem pagaria era o Estado, porque era sua "obrigação".
Bastava apresentar a conta.
Nessa altura fez-se e cometeu-se muita barbaridade.
Os cofres estavam cheios, o Banco de Portugal tinha muito ouro "salazarista" e então, toca a gastar.
Foi assim que aconteceu o 1.º resgate...
Por isso, quando atribuímos todos os males à direita e ao centro, defendo sempre que a esquerda tem a mesma quota parte de culpas.
Afirmar que no governo PS havia dinheiro a "rodos" é uma falácia, porque nos primeiros executivos CDU pós 1974, também o havia.
A diferença foi que uns souberam fazer e deixar obra deixando a componente partidária em 2º plano, e os outros preferiram dar mais importância à actividade partidária e à sua concepção ideológica, e deixar o desenvolvimento económico do concelho em 2.º lugar.
Noticia relacionada:
"Na altura do PS havia “dinheiro a rodos”":
6 comentários:
Isto é tudo muito giro, atiram-se culpas para cima de uns, e uns atiram as culpas para cima de outros, mas aquilo que sei é que aquando do 1º mandato do PS, os projetos já estavam todos aprovados e com dinheiro a caminho para se fazerem as obras, se a CDU deixou uma divida de 1,5 milhões de euros, passados 12 anos apanha 13 milhões de euros, obras que estavam lançadas, sem se saber se algum dia haveria dinheiro para as pagar(o que parece que nos 12 anos que lá estiveram nunca pensaram nisso, arranjar dinheiro para pagar a quem fez as ditas)Tudo bem foram feitas mas não foram pagas, faliram empresas de Alpiarça à conta disso, esse dinheiro veio e para onde foi? A divida à ADSE como surgiu? Será que também foi a CDU? Foi sim a CDU que no atual executivo teve de a pagar, e os quase 300 mil euros que o executivo do PS recebeu para requalificar a entrada de Alpiarça junto à zona industrial e que nada fizeram? cá para mim devem estar junto ao cofre.
JL
Nós os campónios temos memória curta, já esquecemos o corte da palavra aos munícipes na AM, a vaca, a divida do parque subterrâneo, aumenta-se a divida de CDU para o dobro e que depois foi perdoada, estão a querer meter este dinheiro na divida dos 13 milhões, mas é mentira. enfim temos memória curta não é senhores candidatos ? Não será melhor tratarem da vossa vida e cada um apresentar o programa que é capaz de o fazer. eu faço de novo a mesma pergunta aos três candidatos onde vão buscar o dinheiro para fazerem as obras que prometem fazer?
O autor do post esqueceu-se que os Fundos Comunitários só apareceram depois na nossa entrada na CEE hoje UE. Todas ou quase todas as obras feitas nos 12 anos PS/MAR foram financiadas pelos fundos comunitários, a parte que devia ser paga pela câmara foi pedida à BANCA. Depois quem vier atrás que feche a porta...
Sim é verdade ó 17:19, devia de ser paga, mas o dinheiro veio e desapareceu junto ao cofre e tudo ficou por pagar.E quem tem que pagar são os que vem atrás. Ou pagar ou fazer desaparecer mais algum e aumentarem a divida, se não respondem onde vão buscar o dinheiro para as obras que prometem é porque é essa a sua intenção.
Mas a CDU pagou o quê? O PSF foi concedido com periodo de carência de...
Digam lá quantos anos?
Período de carência, para quem não sabe, significa que o capital+juros não são pagos e juntos ao capital em dívida.
Se a carência for só de capital, os juros são pagos, mas a dívida permanece intacta.
As verdadeiras contas da câmara serão apuradas depois de 29 de Setembro quando outra força política assumir a gestão.
Os últimos dados publicados pela "Pordata" indicam que as receitas baixaram e as despesas cresceram exponencialmente.
Não é chicana política. Está lá para consulta e baseada em dados oficiais.
Juntando a isso o aumento de custos com pessoal, que colocou Alpiarça num "honroso" 8º lugar a nível nacional(pela negativa, claro!), as contas devem estar uma maravilha.
Que jeito teria dado o aumento do IMI para 0,5%...
Todos dizem (e acho que os camaradas não negam) que no empréstimo do PSF tem-se pago apenas juros porque esteve 3 anos no chamado "período de carência" e que agora vai começar a doer porque para além dos juros vai ter de se começar a amortizar capital.
Portanto os 0,5% do IMI fariam jeito à CDU assim como fariam a quem ganhar em 29 de Setembro (se não forem os mesmos, não se façam de sonsos)para aumentar a receita, se não fosse dar-se o caso de ir acabar o IMT (antiga Sisa, que tem dado milhões a muitas câmaras) e se parte do IMI não fosse reverter para uma espécie de "Fundo de Ajuda aos Aflitos", é isso mesmo, um Fundo para ajudar as câmaras mais endividadas.
O que ninguém parece ter coragem de informar é quanto é que se vai amortizar anualmente do PSF e durante quantos anos.
Por isso vamos esperar pelo próximo orçamento e plano de atividades para que isso seja devidamente esclarecido.
Enviar um comentário