Por: José Júlio |
Como é do conhecimento geral das populações, umas das conquistas de Abril, foi a expansão do ensino a nível nacional, o aumento da escolaridade mínima obrigatória, o alargamento do Ensino Profissional, o recente retorno, se bem que encapotado das antigas “Escolas Industriais”, a proliferação das Instituições de Ensino Superior, dando aso, à correcção gradual dos níveis de Licenciados, Mestres e Doutorados neste nosso país.
Com tudo isto, tornou-se mais “simples” e menos “elitista” chegar ao Ensino Superior, local onde a sapiência e a qualidade técnico-científica do Corpo Docente das Instituições de Ensino Superior, nos leva não só à aprendizagem de uma série de competências, mas também à modelação e evolução do ser humano como agente de uma sociedade que em muitos aspectos se encontra cada vez mais competitiva e aberta à liberdade de expressão, de opinião e acima de tudo cada vez mais competitiva.
Poderei dizer que mal ou bem, com maiores ou menores dificuldades por parte dos meus pais, foi me dada a possibilidade de ir estudar para onde quis e fazer o que quis sem recriminações de nada nem de ninguém.
Nunca me considerei um aluno extraordinário, no entanto, os resultados obtidos foram os suficientes para me permitir encarar o futuro com optimismo e esperança que esta crise que nos tem assolado está prestes a terminar e que melhores dias virão.
Além de toda a componente teórico pratica adquirida, a frequência nas aulas com professores de ambos os quadrantes políticos, permitiram-me evoluir e digamos “arejar a mente” e perceber que o futuro não se alicerça em teorias desprovidas de evolução, teorias essas que nunca obtiveram sucesso quando colocadas em prática.
Atrevo-me a ir mais longe, dizendo até, que esse colectivo que é tão apregoado nesta nossa terra, é tão ou mais falso e tão ou mais hipócrita que aquilo que muitos de nós alguma vez poderíamos imaginar.
Muito se tem discutido as siglas, o PSD, o MPT, o TPA, as declarações disto e daquilo e mais um par de botas…. O que me faz invadir por um misto de tristeza e impotência, porque assim, esta terra que é de todos nós e que nos viu crescer não evolui, muito pelo contrário, tem tendência a regredir, sendo essa regressão assente nunca constante pressão dum aparelho politico, que por vezes nos faz lembrar as antigas televisões a preto e branco.
É fácil falar em empresas dos outros e mal dos outros quando não se tem ordenados para pagar, nem a consciência de que muitas das vezes, muitas dessas famílias dependem desse mesmo ordenado, seja ele maior ou menor….. É fácil falar quando nunca se investiu um € em nada…. É fácil falar, dizer mal das empresas e dos patrões…. É fácil enquanto funcionário nomeado para um cargo de confiança politica ir para uma manifestação numa empresa que é um dos maiores empregadores do concelho….
Resumindo… É tudo tão fácil e simples… Até parece que só eles estão bem e todos os outros estão mal…
Nessas mentes perversas, era melhor nacionalizar a fábrica e depois pagar aos funcionários em litros de leite…. Tu levas 10, tu levas 12 e eu que mando e vim à manif levo 40 pois aqui não há mais nada para levar a não ser leite e a minha estupidez e ganância são tão grandes que eu tal como os meus outros camaradas tenho de levar mais e mais…. Até isto rebentar e depois virem os “malandros da direita” para tentar levantar isto novamente e dar dinheiro aos funcionários pelo seu trabalho, pois eles não sobrevivem só com leite…
Depois destas facilidades todas, vêm as dificuldades e as capacidades em perceber que nada se faz sem trabalho, esforço, um pouco de sorte e acima de tudo com capacidade de evolução e de apreensão daquilo que nos ensinaram ao longo da vida académica e da vida profissional.
Nas ciências sociais, costuma-se dizer a grande virtude da vida académica é a capacitação que se adquire em pensar, alargar horizontes e acima de tudo, capacidade de ultrapassar obstáculos.
Nem tudo em Alpiarça foi mau, temos de perceber e dar a mão à palmatória que muita coisa boa se fez (saneamentos, a barragem, asfalto, o Centro Escolar entre outras coisas), no entanto chegou a hora de evoluir, de acabar com um ciclo de estagnação total, disfarçada à última da hora com obras eleitoralistas, de ter a coragem de deixar as pessoas pensarem pela sua própria cabeça e de escolherem o que é melhor para a nossa terra e para os nossos descendentes.
Torna-se primordial, dar autonomia às pessoas, evoluir, crescer, dar novos horizontes e novas oportunidades à população.
Chegou a hora das pessoas pensarem e perceberem que:
- O TPA é uma lista independente, nascida no seio de independentes e repleta de independentes;
- Como é possível a lista do TPA ser do PSD, se este partido nem secção concelhia tem???
- Se não tem secção concelhia, como pode o PSD controlar esta candidatura?
- É mais fácil atacar assim, duma forma vil e suja, pois ao contrário da CDU no TPA existe liberdade de pensamento e de total participação;
- Que no TPA não existe nenhum “Brain Drain”, ou seja fuga de cérebros, muito pelo contrário, quem tem capacidade de pensar, propor e trabalhar está no pleno direito de aderir a este projecto.
Por fim espero que a partir de agora se deixem de insinuações estúpidas e sem nexo e se comecem a discutir o que eles mais temem…. Soluções para os problemas de Alpiarça e das suas gentes….
Temos de assumir que quando se falha estrondosamente uma vez…. É muito mais complicado dar a volta ao eleitorado a não ser assim, de uma forma ausente de ética, muito idêntica à forma de enganar as pessoas como fazem os pastores da IURD – Igreja do Reino de Deus, ou seja, é só lavagem atrás de lavagem ao cérebro….
Já agora, para tentar abrir mais os olhos às pessoas, gostaria que houvesse alguém para explicar ao POVO o que de verdade se passa com a situação financeira do município, pois eles sim andam a mentir ao POVO, a dizer que a divida diminui este mundo e outro, quando é tudo mentira.
Acordai povo! Acordai,
Trocai as trevas pelo dia
Sonhos no vento -plantai
E o tempo será diferente
Será tempo de ousadia
De pensamento exigente
Abanai as estruturas
Onde mora a hipocrisia
Derrubai as molduras
Onde se exibe a ostentação
Mostrai povo a valentia
Que acabe com esta traição
Acordai, para um novo tempo
Para uma nova vivência
Acordai para um novo exemplo
Outra maneira de querer
Mudai o rumo ao vento
Para um diferente amanhecer
Com mais dignidade
Com mais justiça e respeito
Lutai pelo direito á verdade
Por melhor futuro lutai
Contra a falsa liberdade
Acordai povo! Acordai
Manangão
Muito obrigado a todos,
11 comentários:
Parabéns ao autor deste excelente post e que possa abrir os olhos e retirar as palas a muito boa gente.
Não sei quem escreveu este Post, mas a qualidade da sua escrita deve ser enaltecida. São com artigos destes que a sociedade pode evoluir e que as pessoas possam meditar e pensar no que é melhor para o futuro, o administrador, em minha modesta opinião deve dar muito mais destaque a este tipo de artigos do que a mexericos que só embrutecem o povo. Eu também sou da opinião que todos os comentários negativos acerca da candidatura do TPA só estão a ajudar o movimento, nem precisam de se esforçar muito que os adversários vão se encarregando de publicitá-los. Como alguém já disse hoje, o Cunha com a ratice que tem e uma boa equipa a apoiá-lo, estão a tirar um excelente partido deste blogue.
Percebe-se bem que os comentários vêm mais de alguém que tenha algum problema com ele ou do partido que está no poder, o que torna a comunicação do TPA mais fácil e eficaz.
Eu nunca acreditei que a candidatura do Cunha chegasse sequer a vingar, mas com o passar do tempo e nos timings certos eles souberam sempre voltar os ataques a seu favor, é caso para dizer que todas as balas fizeram ricochete e atingiram o atirador e os adversários se não percebem isso vão mesmo ficar feridos de morte.
Eu sou de Alpiarça mas não voto aí há muitos anos, mas acompanho á distância o que se passa na minha terra porque penso voltar um dia. É verdade que não conheço muitas pessoas das 3 listas, mas do que conheço o TPA parece-me que reúne o consenso de ser a melhor lista. Contudo em setembro os Alpiarcenses irão ditar o seu veredicto, mas neste momento parece-me que o TPA leva alguma vantagem sobre a CDU já que o PS irá ter muita dificuldade em eleger um vereador. Boa sorte a todos façam o melhor pela nossa terrra e façam debates para o povo vos poder avaliar, se não tiverem nada a temer, como é óbvio. Cumprimentos
É realmente um comentário de quem não conhece o líder do movimento "independente" do PSD/MPT. Este líder que tanto defende não sabe o que custa ter empresas porque ele não tem nenhuma, não sabe o que custa pagar salários porque ele não paga nenhum! O líder deste movimento já foi há muito muito muito tempo alguma coisa mas como em tudo o que ele se mete vai ao fundo atualmente não é nada, nem pode ser nada!! Por isso este interesse tão grande em ser Presidente de Alpiarça
Parabéns ao autor pelo excelente texto. Só atitudes e pensamentos do estilo fiéis da IURD não permitem a alguns ver o óbvio.
O autor do post diz a certa altura:
"Como é possível a lista do TPA ser do PSD, se este partido nem secção concelhia tem???Se não tem secção concelhia, como pode o PSD controlar esta candidatura?"
Então eu pergunto: vamos ver as listas de candidatos do PSD no tribunal de Almeirim e encontramos lá "ene" fulanos de tal (ou seja, candidatos) indicados pelo PSD para serem candidatos. Como é isto afinal? Afinal em que é que ficamos? O PSD não tem secção concelhia mas indica candidatos? Controla ou não controla a candidatura, se os candidatos são propostos por esse partido?
Salvo erro 4 candidatos em 60 dá, se não me falham as contas cerca de 6,7% com arredondamento por excesso. Provavelmente a CDU e o PS terão mais candidatos ditos independentes do que elementos do PSD na candidatura do TPA.
Deveremos considerar as candidaturas da CDU e PS como independentes?
Espero que o Octávio não leia este comentário :)
Tem razão sim sr. E deve ser do Brito que se deve estar a referir. Lol. Vocês que tanto criticam são uns autênticos pedantes e acima de tudo uns ridículos. É verdade que existem dois ou três militantes do psd que estão no movimento de livre vontade e porque querem. No TPA não se obriga ninguém.
E onde e desde quando é que alguém obriga alguém a estar num partido ou coligação contra a sua vontade, seu carente de inteligência? Ainda mais quando se está na "mó de cima" (como a CDU), como se costuma dizer? Nestas alturas aparece gente às pargas. Tomaram vocês!
Oh meu deus...que desespero...cada vez a candidatura do PSD/MPT/TPA bate mais no fundo,
Muito bom este post porque está claro e fala verdade. Parabéns ao autor.
Muito bom este post. Bem escrito, serio e verdadeiro. Parabéns ao autor
Enviar um comentário