Por: X. Frade |
Ora nem mais. Os erros têm sempre custos elevados. Ao fim de quatro anos, o eleito não serve, vai à sua vidinha e dá o lugar a outro cidadão. É certo que temos vindo a apostar neste e naquele que promete fazer mais e melhor que o seu antecessor mas, tudo indica que a lotaria não tem estado a favor da maioria dos alpiarcenses. Não podemos esquecer que metade dos eleitores do nosso concelho está fora da guerra política e das votações mas, acaba sempre por comer pela mesma tabela. Não obstante, estas voltas e reviravoltas foram benéficas para alguém. Elas vieram de certo modo beneficiar aqueles que arranjaram um “tachito” para a câmara e outros organismos e, lá vão desenrascando a vidinha. Por enquanto, pois o funcionalismo público já passou também por melhores dias.
São muitos destes alpiarcenses anónimos que comem pela tabela que, em boa verdade, sentirão o dever moral de ir votar em quem de facto, esteve a zelar pela sua carteira. Os amigos conhecem-se nas ocasiões. E esse amigo foi: Mário Santiago (um eleito da própria CDU, agora dissidente). Isso os alpiarcenses não irão esquecer. Já é tarde demais para a CDU emendar a mão, mesmo prometendo que no próximo mandato o IMI não será aumentado; mesmo repetindo que são sérios e competentes; que querem acabar a obra que um dia encetaram etc., temos de admitir que falhou numa matéria sensível e crucial para a população de Alpiarça que, a concretizar-se era altamente lesiva dos seus já parcos rendimentos. O executivo CDU, recuou na taxa fixando-a em 0,3% quando percebeu que não tinha apoio na Assembleia Municipal para os 0,4 ou 0,5% que vinha desde há muito preconizando, com o apoio dos vereadores PS. Diga-se o que se disser, a verdade é só uma.
Se dúvidas houver, elas serão dissipadas pelas próprias actas da Câmara Municipal e Assembleia Municipal.
Noticia relacionada:
"Francisco Cunha: um candidato com "ratice"":
9 comentários:
Aqui está uma verdade, difícil de engolir por quem defendeu 0.4-0.5% da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis. Mesmo que agora digam que tinham essa posição porque "pensavam" ou
"tinham ouvido dizer" que como a câmara estava sob o Plano de Saneamento Financeiro não poderia baixar o IMI. Outras câmaras houve na mesma situação financeira que se inteiraram atempadamente destas disposições legais e evitaram estas "figuras".
Pelo que temos vindo a observar a Câmara Municipal de Alpiarça é useira e vezeira neste tipo de situações. As Leis são publicadas no Diário da República mas, nunca ninguém sabe de nada. Depois admiram-se de certos munícipes lhes explicarem aquilo que eles próprios deviam saber.
Se calhar trabalham com as informações que colhem junto da Associação de Municípios que, como se sabe, ainda trabalha a carvão de pedra. Ou então a assessoria jurídica não funciona como devia. Penso eu de que…
Leitor atento
Esta história dos debates
Precisa de uma boa explicação
Porque tanto foge a CDU
Para não informar a População
Não me digam que têm esqueletos
Bem guardados no caixão
Mas se estamos enganados
Vamos lá para discussão
Mesmo não conhecendo o vosso programa
Uma coisa podemos garantir
A população está atenta
E nós aos debates nunca vamos fugir
A vossa grande estratégia
Que não tem nada de novo
Passa só por dizer mal dos adversários
Para nunca informar o Povo
Só pretendem fazer um simples debate
Por esse é “obrigatório”
Mesmo assim vão a tremer
Tal o medo de abrimos o vosso reportório
Mas podem estar tranquilos
Que a população de tudo vai saber
Qual são as nossas ideias
E as que a CDU mais uma vez vai prometer
Andam vocês surpreendidos
Com a nossa grande adesão
Mas mantenham a calma
Que mais elementos vossos nos apoiaram.
Por hoje ficamos por aqui
Qua está na hora do Vitinho
Mas amanhã tenham juízo
Principalmente tu ó VELHINHO.
começo a gostar destes versos
boa amigo, continua
A MENTIRA do IMI continua. É ridículo pois é uma grande parte da população não paga IMI só os proprietários das casas e terrenos é que pagam, porquê continuarem com essa grande mentira. o IMI a 0,3 é um imposto proposto pelo vosso governo do PSD com o apoio do CDS e do PS a esquerda votou contra na A/R , e à AM quem propôs foi a CDU e assinada por todos com assento na AM. Onde estavam esse TPA que eu nunca ouvi falar nestes ultimos 100 anos tem estado sempre ao lado dos governos de Portugal, digam-me um militante do TPA que tivesse lutado contra o fascismo e ultimamente contra as decisões dos governos do PSD e outros?
Ó senhor Victor Fernandes, seria possível explicar-se melhor? É que assim ninguém percebe de que lado está afinal homem! Então queria que aqueles que não têm bens imóveis também pagassem IMI? Quer que publiquemos aqui as actas em que a CDU defendia outros valores para o IMI que não 0,3%, ou vai directamente ao site da câmara procurá-las?
Faça isso e vai ver que fica muito mais esclarecido.
Ò senhor Victor, olhe que da CDU, dos que andam em campanha praticamente ninguém lutou contra o fascismo.
É preciso ter cerca de 60 anos...
E meta uma coisa na sua cabeça: os anos 50,60 e 70 são história.
A história deve ser estudada mas ninguém (a não ser alguns identificáveis) vivem da história.
Vivem do presente e das condições que criam para o futuro.
Você não alimenta filhos e netos com história.
Ninguém come ou dá educação aos filhos com factos passados há 50 ou 60 anos.
Como disse um comentador, você não vê TV a preto e branco se tiver TV a cores, nem ouve música de cassete ou de grafonola se tiver DVD ou um leitor de memórias.
É com empregos ou empresas onde se crie riqueza e se receba dinheiro pelo trabalho.
É dando-lhe educação aberta e não direccionada.
É dando-lhes os instrumentos que precisam para decidir em consciência.
Eles não precisam de "grandes líderes" nem "pastores" que lhes formatem as mentes.
Precisam é de informação livre e capacidade para analisarem o que lêem para poderem trilhar o seu caminho.
Ser da verdadeira esquerda não é ser cego ao que se passa no mundo!
Victor Fernandes, Com direito a resposta:
Eu fico pasmado e não costumo falar com pessoas que tem medo de assinarem o que escrevem. Mas o que os senhores aqui apregoam não o fazem pelo contrário com o vosso voto dão força ao PSD e ao PS para continuarem com a mesma politica de sempre e agora com mentiras dizendo-se independentes vém para aqui iludir os privilegiados da Internet que são menos de 10 % da população eu incluido. Quem tem criado esta situação em que vivemos?
Senhor Victor, pois eu nesta terra continuo a ter medo.
Apesar de não assinar, nunca vê, nem verá ofensas a ninguém.
E fique certo que se algum dia acusar alguém pessoalmente será com provas e então o comentário aparecerá claramente identificado.
Limito-me a expressar opiniões muito próprias
"Quem tem criado esta situação em que vivemos? "
No país há vários responsáveis, da esquerda à direita e passando pelo centro.
Na nossa terra, não é difícil saber quem nos (des)governou, pois não?
Até acredito que as pessoas tentaram fazer o melhor que sabiam. O problema era se o que sabiam e os seus conhecimentos eram suficientes para ter feito de uma forma diferente, ou se se limitaram a cumprir uma cartilha partidária que não teve em conta que as pessoas precisavam de empresas para trabalhar e não de cooperativas sem viabilidade económica.
Não estou a dizer nenhuma mentira sobre a "viabilidade económica", pois não?
Está visto não vale a pena continuar com pessoas onde todo o mal do mundo é os outros que o fazem e como se lê neste comentário das 19;43 ele é que é o bom, mas não ofende ninguém, só dá valor a ele mesmo. Fico por aqui já perdi tempo a mais. Victor Fernandes
Enviar um comentário