.

.

.

.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

COMENTÁRIO ao Post: 'Todos por Alpiarça': "transformou-se num pesadelo"

Excelente post, que me merece porém alguns comentários.

Quando apareceu o Xico Zé com o seu movimento Todos por Alpiarça, em minha opinião as divisões internas aconteceram mais dentro do PS/Alpiarça é a Razão do que da CDU, porque todos sabíamos (isso foi comentado aqui por muita gente) que a candidatura do Xico Zé era da mesma área política (basta lembrar que a vitória nas autárquicas de 1998 aconteceu também por não haver candidaturas do PSD nem do CDS) e começou logo a prever-se um desaire eleitoral para o PS, uma vez que os votos que teoricamente seriam apenas para o PS teriam de ser divididos por estas duas candidaturas.

Depois muito se especulou que a candidatura do Xico Zé era para desistir e que não tinha pernas para andar sem o apoio de um partido, aí acertaram alguns comentadores, veio a revelar-se que era extremamente penoso e dispendioso andar a recolher umas centenas de proponentes e caída do céu ou já previstas eis que surge o apoio primeiro do MPT e depois do PSD. Com o apoio de dois partidos o nome Todos por Alpiarça já pode aparecer nos boletins de votos, mesmo que tenha à frente os logótipos destes dois partidos.

É certo que vai haver alguma fuga de votos da CDU para o Todos por Alpiarça, mas a previsão que se mantém, quanto a mim, é que os 1849 votos do PS serão divididos mais ou menos ao meio e mesmo que a CDU desça dos seus 2185 votos para 2000 elegerá à mesma o Presidente de Câmara e 2 vereadores, porque como se sabe o método de Hondt privilegia o partido ou coligação vencedora.

Portanto e para terminar o cenário político que podemos esperar para Setembro ou Outubro é o desaire eleitoral do PS, a vitória da CDU e a entrada em cena do candidato Xico Zé.

por: Observatorium

6 comentários:

Anónimo disse...

muito bem escrito mas parece-me uma analise de politólogo militante do PCP :-)

Anónimo disse...

o PCP ficar só com menos 200 votos e o PS ficar com metade dos votos ? que analise mais tendenciosa desculpe lá que lhe diga.
Se até tantos militantes do PCP têm abandonado o partido, imaginem os eleitores.

Anónimo disse...

Esquece-se que uma boa parte dos votos que a CDU recolheu em 2009 não lhe pertencem, nem são de eleitores fiéis.
A verdadeira votação CDU pode ser vista numa média entre o 1º e 2º mandato PS.
O que aconteceu é que muita gente por estar farta do 3º mandato PS votou "útil" para os correr da câmara.
Até aí, de eleição em eleição a CDU vinha sempre perdendo votos.
É precisamente esta faixa de votantes, sem partido, e sem fanatismo que vai decidir as eleições em Outubro.
A CDU vai perder e muito e o PS também. Se chega para o Todos por Alpiarça ganhar?
Não se sabe. O que se sabe é que cada vez mais as pessoas decidem pelo que lhes parece melhor e por muito que queiram dourar a pílula, não há, nem haverá vencedores antecipados.

Anónimo disse...

Em Outubro ou mesmo em Setembro a gente confere...Talvez lhes caia o cão na carreira, quem sabe, lá diz o velho ditado: PELA BOCA MORRE O PEIXE, vamos esperar e guardar esta babosices.

Anónimo disse...

os votos não pertencem a ninguém nem à CDU, nem a vocês saudosistas do tempo quando eram donos dos que iam votar por vocês. Mas uma coisa parece-me, que quem tem mais militantes em Alpiarça é o PCP e tem que contar com os votos desses militantes e ao que me parece o PCP está na coligação da CDU que engloba os verdes e a ID assim como uma maioria de independentes, não é assim? e vocês vão lá com os Santiagos, os Moreiras, os sardinheiros, o PSD aliado da TROYKA o MPT e vocês independentes saudosistas do passado, é ou não é assim?Agora digo mais estes ainda tem a coragem de irem a votos cumprem o seu dever cívico e os outros? sim os outros o CDS e o BE vão com quem?

Anónimo disse...

Por curiosidade dei-me ao trabalho de coligir os dados das eleições autárquicas desde 1976.

Dados curiosos:
* O maior número de votantes aconteceu em 1979: 5017, tendo a CDU obtido a sua maior votação: 3421.
* Desde 1979 a CDU tem sempre perdido votos, tendo invertido o ciclo em 2005.
Vejamos: 3421-3217-3045-2511-2334-2182-1396.
* Em 2005 recuperou votos para 1562 e em 2009 ano em que ganhou com 2185.
* Curioso que recuperou a câmara com mais 3 votos em relação ao ano que a perdeu.
Perdeu com 2182 e recuperou-a com 2185
* A maior votação do PS ocorreu no 2º mandato com 2881 votos, enquanto a CDU teve a sua pior votação.
Há muitos mais dados interessantes, mas aqui ficam estes para comentar.