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sábado, 18 de maio de 2013

PONTOS FORTES E ÁREAS DE MELHORIA DA ESCOLA DE ALPIARÇA

Depois de muito aqui se escrever sobre “ rankings” escolares e de alguns atacarem despudoradamente a Diretora e a Direção da Escola, por razões claramente alheias e opostas à melhoria da atividade desta instituição, penso que todos os membros da comunidade que estão verdadeiramente interessados no bem estar da população e no desenvolvimento do concelho devem olhar para a Escola, sem “partidarites “, valorizar os seus aspetos positivos e analisar onde é que cada um poderá colaborar para transformar as oportunidades de melhoria em êxitos. 

Para fazer a ”radiografia” atual e real da escola, socorro-me do relatório de Avaliação Externa efetuado no ano passado pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência:
“ A equipa de avaliação realça os seguintes pontos fortes no desempenho do Agrupamento:
 A diversidade de iniciativas, designadamente o Projeto de Mentoria, que potenciam o desenvolvimento de competências sociais nas crianças e nos alunos;
 A pluralidade de formas de valorização dos sucessos das crianças e alunos, gerando elevadosníveis de satisfação junto da comunidade escolar;
 O trabalho desenvolvido pela BE/CRE (Biblioteca), transversal a todos os níveis de educação e ensino, na formação de leitores críticos e na dinamização de iniciativas de apoio ao currículo;
 O trabalho integrado e concertado realizado no âmbito do Gabinete de Apoio ao Aluno, ao nível da prevenção da indisciplina, da desistência e do abandono;
 O estilo de liderança da diretora com impacto na motivação dos trabalhadores e numa colaboração próxima e profícua com a comunidade, materializada na existência de um Conselho Consultivo.
A equipa de avaliação entende que as áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria são as seguintes:
 Identificação das causas que expliquem, internamente, os resultados mais fracos, perspetivando a elaboração de planos de melhoria eficazes;
 Operacionalização de processos consistentes e generalizados de planeamento e articulação horizontal e vertical do currículo, contribuindo para o reforço da sequencialidade e consistência das aprendizagens;
 Institucionalização de práticas de supervisão das atividades letivas que permitam a monitorização da eficácia do planeamento individual e da avaliação formativa, perspetivando o seu sucesso académico e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores;
 Implementação de mecanismos de monitorização interna do desenvolvimento do currículo, no sentido de avaliar a eficácia das medidas adotadas para a efetiva superação das dificuldades dos alunos, nomeadamente ao nível da avaliação;
 Responsabilização das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica,
relativamente à eficácia de alguns instrumentos de planeamento no sucesso académico dos
alunos, perspetivando a melhoria dos resultados educativos;
 Estruturação do projeto de autoavaliação, numa perspetiva agregadora do trabalho desenvolvido pelos diversos órgãos de direção, administração e gestão, com vista a potenciar o impacto da avaliação interna nas práticas de ensino e nas dinâmicas de gestão e organização escolar. “

Por último, realço que a equipa de avaliação externa atribuiu a classificação de “BOM no domínio da Prestação do Serviço Educativo.” Quanto à liderança, o relatório concluiu: “o Agrupamento é gerido por uma liderança com visão estratégica e com práticas muito eficazes de gestão escolar. Ainda que se verifiquem alguns aspetos menos conseguidos, nomeadamente ao nível da autoavaliação, o predomínio de pontos fortes na totalidade dos campos em análise deste domínio, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes justifica a atribuição de MUITO BOM."
Noticia relacionada:
"ENSINO ESCOLAR: "Quanto ao resto, cada um fará o s...": 

3 comentários:

Anónimo disse...

Relembro que qualquer pessoa que se interesse pela vida das escolas da nossa terra, pode consultar a página oficial da mesma e ler na íntegra o relatório da Inspeção Geral de Educação.

Anónimo disse...

resumindo:
escola é boa
a direção é exelente
os professores são porreiros
os alunos, uma cambada de burros
não será melhor importarmos alunos de outras parvalheiras para que nos proximos anos a escola deixe os ultimos lugares a nivel nacional.
É só uma ideia de um burro que por la passou EM OUTROS tempos.

Z disse...

RESUMINDO...

É sempre de elogiar quem tem a coragem de assumir uma autocrítica tão arrasadora: "um burro que por la passou EM OUTROS tempos".

Mas, dos "outros tempos" até agora todos tivemos tempo e condições para evoluir um pouco mais... E, por essa razão, não é compreensível a sua estagnação nos "outros tempos", situação que o leva a não ler com atenção os textos...

Está apontada no texto (que resumiu distorcidamente) a necessidade de "elaboração de planos de melhoria eficazes" para combater "os resultados mais fracos".

Por outro lado, se ler o relatório, verificará que a realidade nada tem a ver com a sua "cambada de burros": em avaliação externa, existiram resultados "em consonância com o valor esperado", outros superaram o esperado e outros ainda ficaram aquém...