.

.

.

.

domingo, 26 de maio de 2013

As ‘traições’ do PS/Alpiarça para com António Moreira


O PCP/Alpiarça tem o seu ‘controleiro’. Chama-se Octávio Augusto e é este homem que determina as regras do jogo colocando o partido na frente de tudo e de todos. Todos sabemos qual o seu papel na politica alpiarcense. Ele não esconde nada de ninguém mas também não se esconde de ninguém
Possamos gostar ou não dele e do seu ingrato cargo. Octávio Augusto limita-se a cumprir as regras do jogo determinadas à partida e impostas pelo PCP.
Os eleitos tem que se sujeitar  às regras impostas e não podem desrespeitar as normas interna.
Apenas o PCP  usa este tipo de ‘Controleiro’ que estão espalhados por tudo que seja sítio, isto é: onde estiver o PCP está um ‘controleiro’.
Um partido com ideias arcaicas e ortodoxas que como a Igreja Católica tem dificuldade em actualizar-se com os tempos modernos.
Mas para agora é ‘mal menor’
Infelizmente há outros partidos, ditos democráticos, onde não há ‘controleiros’ mas que tem pessoas poderosas e dominadoras a quem ninguém se pode impor e muito menos contrariar e, se for preciso: até tem que engolir ‘sapos vivos’ ou às vezes chorar lágrimas bem amargas até ao ponto que se fartem deste tipo de gente mandando-os para outro sitio porque ficaram fartos de ser ‘pisados’ e enxovalhados.
Foi isto que aconteceu com António da Conceição Moreira.
O PS/Alpiarça não tem controleiros mas tem um homem que mexe todos os cordelinhos internos na respectiva concelhia.
Um homem que apoquentou e enfrentou quem tem tentava contrariar as suas directivas depois de dezenas de anos dedicados à causa.
Tudo tem um limite na vida de um homem com ideias e vontade de trabalhar mas que é permanentemente desautorizado pela simples razão que um dia pensou expor as suas opiniões ao serviço da comunidade.
António Moreira teve que ‘engolir muitos sapos’ e algumas vezes humilhado perante o poder de outros que se julgam ser superiores e donos do mundo.
O ‘rebentar do balão’ deu-se com as últimas eleições internas da Concelhia do Partido Socialista onde António Moreira teve que aceitar e gramar aquilo que não queria mesmo que fosse presidente da Concelhia.
Toda a trapalhada que envolveu as eleições dos socialistas Regina Ferreira e Pedro Gaspar foram o ‘transbordar do copo’.
Uma trapalhada em que António Moreira foi ‘pisado’ por quem não tinha o direito de o fazer porque apenas queria retirar da corrida eleitoral Regina Ferreira para ganhar o actual candidato a presidente da Câmara pelo Partido Socialista.
Ontem quando da reportagem que fizemos à apresentação dos candidatos do movimento ‘Todos Por Alpiarça’ perguntamos-lhe ‘olhos nos olhos’ a António Moreira as razões da ‘cambalhota’ e dissemos-lhe das nossa discordância porquanto sempre o consideramos um homem sério e trabalhador e um verdadeiro socialista.
As suas palavras emocionaram-nos porque o ‘homem do Casalinho’ e mais alguns comparsas fizeram-lhe a ‘vida negra’ deixando-o com a sua alma ferida porque quase fizeram com que fosse ‘escorraçado’ do partido que tanto amava e dos princípios que defendia e que acreditava.
Nem a dignidade de António Moreira foi respeitada na casa socialista alpiarcense. Foi usado a belo prazer por  quem não mandava na estrutura local mas que contínua a ter um enorme peso nas decisões que ali se tomam como se os militantes sejam todos uns ‘paus mandados’.
Muitos ‘rebuçados envenenados foram dados ao Moreira e muitas ‘rasteiras’ lhe passaram.
Quis a ironia do destino que a verdade viesse parar às suas mãos por via de troca de mensagens vindas do emaranhado caminho que é a baixa política.
António Moreira é um ‘diamante bruto’ que está por lapidar.
 Espero que o movimento ‘Todos Por Alpiarça’ saiba talhar a riqueza e o muito que Moreira ainda tem para dar a Alpiarça.
Agora os dias são longos e as noites pequenas.
Numa destas tarde bem quentes, que virão para nosso assombro, vou convidar o Moreira, agora candidato a vice-presidente da Câmara, a passar uma tarde comigo junto das marachas do Tejo na companhia de um gravador para que me conte o seu ‘calvário’ e me abra algumas folhas do livro que ontem esteve prestes a deixar-me ler mas o momento menos oportuno e os ouvidos curiosos impediram que tal acontecesse.
António Moreira que serviu Alpiarça durante anos não merecia o que alguns socialistas lhe fizeram.
Debaixo de um Salgueiro olhando o Tejo a descer faremos os dois com que a amargura que atormenta este homem saia cá para fora para que possamos saber a quem estivemos ou estamos entregues.

Por: António Centeio


10 comentários:

Jovem Alpiarcense disse...

Noticia de Ultima Hora;
A concelhia do PS de Alpiarça está a estudar a possibilidade de desistir das eleições, devido á enorme dificuldade na construção das suas listas.
Outra possibilidade é só concorrer á Assembleia Municipal, juntando assim as pessoas disponiveis só neste orgão de forma com tempo repensar todo o projecto para em 2017 voltar a ser a força politica com a dimensão que merece.

Anónimo disse...

O Moreira é um grande Homem, já fez muito por Alpiarça e pelas pessoas, fez um trabalho excelente na junta, reconhecido por todos, CDU,PS e PSD.
Agora decidiu tomar uma posição diferente e seguir o seu caminho com aqueles em quem acredita e confia.
Todos temos que o respeitar e apoiar, ele merece.
Força Moreira, os teus verdadeiros amigos estarão sempre contigo.

Anónimo disse...

Nada do que o outro lhe tenha feito justifica a traição ao seu partido de sempre. Um ideal de sociedade é ou deve ser superior a essas quezilias. A não ser que o que move as pessoas afinal nunca foi um ideal de sociedade. Será?
O mesmo se pode dizer do Santiago, do Jorge Costa, da Gabriela. Estas pessoas terão mesmo um ideal de sociedade? Mudam de "ideal" facilmente demais, o que me leva a acreditar que o que as move afinal são outros interesses que não os da sociedade mas sim os seus próprios.
Acaba por ser gente que nunca está bem em lado nenhum. Como é que podem fazer bem à nossa terra?

Anónimo disse...

Numa coisa tem razão o Antonio Centeio o senhor Moreira é um homem sério e honesto, não haja duvida. Caiu foi para o lado contrário.
Caiu para o lado do patronato, ouve na história de Portugal muitos bons estadistas , mas a maioria cairam para o lado do capital, contra quem trabalha ou trabalhou, mal por mal profiro um bom socialista a um neo-liberal empresário ou independente.

Anónimo disse...

traição é prometer coisas aos alpiarcenses que não conseguem cumprir. Foi isso que o CDU fez quando apresentou um lindo programa eleitoral com muitas fotografias e textos bonitos. Depois ganharam as eleições e não fizeram nada do que lá estava escrito e a unica coisa que fizeram foi aquilo que não estava lá escrito (muros, e parque de estacionamento da Câmara) e que tinha sido iniciado pelo PS (Obras nos Patudos)

Anónimo disse...

Subscrevo a 100% o comentário das 23:58 e já agora uma sugestão ao sr. Centeio: já que ficou tão emocionado com a história que o sr .Moreira lhe contou, mesmo sem ir para tão longe, pode ficar pela Vala de Alpiarça, e fazendo jus à sua competência e honestidade como jornalista (que lhe reconheço) convide alguém (não lhe será dificil encontrar quem) que lhe conte a outra versão da história. Era um favor que fazia aos seus leitores.

JA disse...

Caro comentarista das 11:02: se O Sr. Moreira aceitar o meu convite não tenha duvidas que ouvirei a outra parte e depois que os leitores tirem as suas conclusões.
Mande sempre

Anónimo disse...

Grande António Moreira. Um acto de coragem que me surpreendeu pela positiva. Nunca é tarde para escolhermos e mudarmos para melhor.

Sempre achei que o PS de Alpiarça tinha pessoas nas suas fileiras que nada tinham a ver com o resto das pessoas. António Moreira e José João Pais são duas dessas pessoas.

E leva um abraço de fraternidade benfiquista pelo nosso Benfica.

Anónimo disse...

Era o que o PS deveria fazer em Alpiarça - desistir e assumir que o tempo do homem do Casalinho já passou. A última cartada que jogou, atraiçoando a própria família, enterrou-o e a todos os que ainda se deixaram embalar por ele. Talvez, depois disso, o Ps alpiarcense se possa reerguer das cinzas e chamar a si os que genuinamente onstituiram o movimento Alpiarça é a Razão.

Anónimo disse...

O comentário do Jovem Alpiarcense das 23:26, não vem por acaso. Acreditem no mesmo, é uma forma de ver a reacção dos Alpiarcenses ao que pode acontecer. Eu proprio já ouvi alguem do PS com um comentário algo identico. Temos de o levar a sério. Por outro lado lamento toda esta situação, pois Alpiarça e todos os outros partidos necessitam de um PS forte. É hora de fazer o melhor quer para o PS, quer para as pessoas que estão nas listas do PS de forma a não ficarem "queimadas" porque tem valor. A longo prazo se isso for importante, podemos então analisar para ver quem foi os culpados. Para bem do PS Alpiarça e das pessoas que ainda estão no PS Alpiarça eu concordo totalmente com esta posição, caso contrario pode acontecer uma situação muito má ao PS que é não vir a eleger ninguem. Neste momento as proprias pessoas que ainda estão com o PS andam completamente desmotivadas e eu estou triste com esta situação pois acima de tudo tenho lá amigos.