Sindicalistas, representantes dos movimentos sociais, estudantes e activistas das lutas contra o governo e a troika estiveram presentes ontem à tarde na inauguração da nova sede do MAS em Lisboa. Cerca de 200 pessoas participaram da actividade, a demonstrar a força da proposta de um novo partido, diferente dos demais pelo seu posicionamento de luta contra o regime e o capitalismo.
Sofia Rajado, professora precária e integrante da Plataforma 15 de Outubro (15O), Victor Dias, presidente do Sindicato dos Estivadores, e Gil Garcia, pela direcção do MAS, saudaram os presentes. Sofia destacou o desemprego e os cortes na educação provocados pelo governo de Passos Coelhos/Paulo Portas e alertou sobre a provável agudização deste cenário com a aplicação do recentemente divulgado documento do FMI, cujo objectivo é acabar de vez com o estado social.
Victor falou sobre a greve de mais de quatro meses dos estivadores, ponto alto da resistência aos planos do governo. “Os estivadores não querem hipotecar o seu futuro”, disse ele. Ao explicar que os trabalhadores sabiam das dificuldades que enfrentariam na luta pela dignidade de ter um emprego digno, afirmou que, apesar da suspensão da greve, em finais de Dezembro, isso não significa que a luta terminou.
Gil agradeceu à presença dos que ali estavam, militantes e amigos do MAS, a prestigiar a inauguração de uma sede que quer se tornar uma referência na luta dos trabalhadores e da juventude do país e de mais um passo na formação de um partido que tem como objectivo renovar o espectro político português. “Nós, como o povo português, estamos disponíveis para enfrentar o governo e a sua política.”
Durante a apresentação do evento e dos intervenientes, António Grosso, sindicalista bancário, destacou a integração do MAS à Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI) e a importância de termos um partido internacional para lutar contra a burguesia em todas as partes do mundo.
Depois de finalizados os discursos, com todos a cantar a “Internacional”, começou a festa, com muita conversa e animação.
Noticia relacionada:
"Movimento Alternativa Socialista defende frente de...":
Enviado por um
colaborador
Sem comentários:
Enviar um comentário