.

.

.

.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Cavaco pode ser forçado a demitir o Governo"


O conselheiro de Estado, Manuel Alegre, acredita que, perante um chumbo do Tribunal Constitucional ao Orçamento do Estado para 2013, “Cavaco pode ser forçado a demitir o Governo”, restando saber “se terá coragem” para tal. Em entrevista publicada na edição desta sexta-feira do semanário Sol, o socialista frisa ainda que “este primeiro-ministro é uma desgraça que aconteceu ao País”.
“Este Governo não tem respeitado o Presidente da República, não respeita a oposição, marginaliza o PS, não respeita os parceiros sociais”. É assim que o conselheiro de Estado, Manuel Alegre, começa por descrever a acção do actual Executivo, numa entrevista publicada no semanário Sol.
No entender de Manuel Alegre, o Presidente da República, Cavaco Silva, “pode ser forçado a demitir o Governo”, se o Tribunal Constitucional chumbar o Orçamento do Estado para 2013. “Vamos ver se terá coragem”, salvaguarda.
O histórico socialista considera que “o discurso de [Cavaco Silva] é o reconhecimento de que a crise política já aí está” e sublinha que “este primeiro-ministro é uma desgraça que aconteceu ao País”.
Para Manuel Alegre, tanto o líder do Executivo, Pedro Passos Coelho, como o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, “agem como mais dois funcionários da troika”, sendo que o Presidente se “demarcou claramente dessa posição”. “Este Governo funciona como delegado dos mercados. É uma política de saque do País”, condena o conselheiro de Estado.
Por fim, o socialista salienta que “se o PS se aliasse a este PSD, seria um suicídio político, fatal” para o principal partido da oposição.

Sem comentários: