Devo ser
parva ou então querem fazer-me passar por parva.
1. Não tinham atribuído as medalhas ao João
Sanfona e Manuel Vital com os votos contra da CDU?
2. Não estava assumido que este ano a CDU não
iria propor pessoas para serem homenageadas?
3. Então porque vêm agora os mesmos que
recusaram a homenagem ao Vital e ao Sanfona proporem nomes para uma homenagem
que não estão de acordo?
4. Uns propõem homenagens na Assembleia
Municipal e outros propõem na Câmara Municipal. Andam uns para um lado e outros
para o outro?
5. Não haverá alguém que ponha ordem na casa e
que o partido comece a ter atitudes consentâneas com os seus estatutos?
Expliquem-me porque estou a sentir-me tão burra
que nem consigo dizer coisa com coisa.
Noticia relacionada:
"Município atribui medalhas a dois alpiarcenses que...":
3 comentários:
Não estando na Assembleia Municipal é difícil perceber estas coisas. É que há um Regulamento para atribuir medalhas e esse Regulamento tem de se cumprir. As medalhas podem ser atribuídas pela assembleia e pela câmara. As medalhas a João Sanfona e a Manuel Vital foram propostas pela assembleia e os outros dois antifascistas a medalhar foram propostos pela câmara.
Independentemente das querelas partidárias acho justa a atribuição de medalhas a João Sanfona e a Manuel Vital. Até podiam estar "divorciados" do PCP, até podiam ter sido militantes de partidos da direita, mas, não o foram. Continuam, mesmo que eventualmente tenham cometido erros, (quem os não comete que atire a primeira pedra), a ser recordados como anti-fascistas.
Espero que seja uma grande sessão solene em que se faça uma justa homenagem a estes homens.
Espero que seja um justa homenagem também aos dois homens escolhidos pela câmara - João Pinto e Raúl Marvão são também dois anti-fascistas que merecem esta homenagem e o seu percurso como anti-fascistas ao serem medalhados na mesma noite de Manuel Vital e João Sanfona é uma forma de reconciliação democrática.
É tempo de Alpiarça recordar o seu passado rico de lutas, de indignação, de homens e mulheres inconformados com um regime que os amordaçava e oprimia, independentemente do percurso que seguiram nas suas vidas.
Os tempos difíceis que vivemos são de união e não se compadecem com divisionismos por querelas partidárias.
Recordem-se que vem aí os 40 anos de Abril e os 100 anos de Concelho.
2014 é uma data única para reconciliar Alpiarça com os alpiarcenses. Juntem os vivos com a memória dos mortos que lutaram, sofreram e morreram para que hoje possamos viver em Liberdade.
VIVA O PASSADO DE LUTA DE ALPIARÇA!
ALPIARÇA TERRA DE LUTA E DE TRADIÇÕES!
Pelo que sei ninguem votou contra as homenagens ao Vital e ao Sanfona. O que o PS fez naquela Assembleia foi abusar mais uma vez destes nomes, que até já tinham sido homenageados e que até tem nomes de ruas no concelho, para usarem e abusarem como arma de arremesso contra o PCP. Nem sequer levavam nada preparado nem um texto nem nada e que segundo parece nem devia ter sido votado nessa Assembleia . Informem-se. Pensem nisso. Aqueles nomes merecem mais do que isso.
Claro que votaram contra. Os unicis que tiveram bom-senso e não alinharam naquele momento triste foram o secretario Peixinho e o Presidente Santiago. Todos os outros envergonharam a luta contra o fascismo.
Foi triste, mas foi assim. Não venham agora deitar areia para os olhos dos alpiarcenses e das famílias dos homenageados.
Enviar um comentário