O comentarista que escreveu o comentário elevado a post “DE UM LEITOR: Não meu caro, ou cara senhora: Ser Presidente da Câmara é uma função diferente de Presidente de Junta” foi curto mas objectivo no texto. Demonstra ser uma pessoa que está bem colocada no sistema político local como mostra conhecer muito bem a estratégia a levar a efeito pelo PCP/CDU nos próximos anos.
Soube aproveitar o tema (Joana Serrano) que tem vindo a ser debatido ultimamente neste jornal e onde teve o cuidado de deixar bem claro nas entrelinhas aquilo que o PCP pensa concretizar quanto ao futuro político de Joana Serrano.
Sem margens para duvidas e de uma forma opinativa de se lhe tirar o chapéu porque em poucas palavras disse tudo.
Basta que se compreenda a mensagem ou o “recado”que o autor escondeu no meio das palavras.
Quando diz que: “Ser Presidente da Câmara é uma função diferente de Presidente de Junta, e o exemplo dos frangos de aviário apenas quer dizer uma coisa: falta de tarimba. A formação é feita no dia a dia, e uma licenciatura em qualquer área ajuda a entender alguma coisa, mas não tudo. Há experiências profissionais, ou de vida que são fundamentais” quer dizer que: a grande aposta nos próximos tempos do PCP/CDU é dar “tarimba”a quem agora é a presidente Junta de Freguesia de Alpiarça e como não bastasse deixa bem claro nas “entrelinhas” que “deixem a Sr.ª Presidente da Junta seguir o seu caminho natural de evolução política” porque a “ experiência de 4 anos de Junta é uma mais valia para 4 anos de vereadora (mesmo na oposição), e com mais 4 anos a conhecer o sistema camarário por dentro, a analisar dossiers, a entender todos os relacionamentos camarários, aí sim, pode vir a ser uma excelente presidente de câmara” para terminar com a frase: "há que dar tempo ao tempo".
O comentarista tem toda a razão porquanto há que dar tempo ao tempo para que Joana Serrano ganhe a tal “tarimba” para futuramente ser presidente da Câmara depois de “…conhecer o sistema camarário por dentro…” noutras palavras: mais tarde ou mais cedo teremos Joana Serrano como presidente da Câmara ou vereadora na oposição.
Chama-se a isto uma estratégia bem definida e bem planeada a médio prazo não fosse o PCP um partido com uma longa experiência.
Como se não chegasse o autor para desfazer algumas ideias erradas que por Alpiarça existem quanto à relação entre o PCP e Joana Serrano não deixou passar a ocasião para dizer que Joana Serrano “como pessoa é digna de apreço” logo desengane-se quem pensa o contrário.
O comentarista sabe o que escreveu e onde quer chegar com o seu comentário.
Sem se identificar (pena não o ter feito) não deixa margens para dúvidas que é alguém bem colocado no interior do PCP/CDU/Alpiarça e quem tem na sua mão a “batuta” das rédeas do partido, que neste caso, do comentário, podemos dizer que está bem entregue porque sabe planear com antecedência aquilo que é necessário para uma vitória eleitoral.
Resta-nos ficar a aguardar o que pensa a oposição sobre o apoio que o PCP continua a dar à actual presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça como a estratégia que vai utilizar para impedir que os planos da CDU vá por diante porque ficamos a saber no comentário que nas próximas eleições autárquicas Joana Serrano já não será candidata para a Assembleia de Freguesia mas sim para mais “quatro anos” como vereadora, mesmo como oposição na Câmara para conhecer o sistema por dentro
Cada um entenda como quiser o restante conteúdo do comentário porque outros recados lá estão.
5 comentários:
A propósito da Presidente de Junta, muito se tem falado, ultimamente, não sei bem porquê?
Deve ser do cheiro da Primavera, porque ela é bonita e simpática a Presidente de Junta, mas daí a ser boa presidente de Junta vai uma grande diferença! Até parece boa miúda, mas não chega para ser Presidente de Junta! Quanto mais a Presidente de Câmara. Logo que chegou ao executivo arranjou um carro e queria ficar a ganhar a tempo inteiro (esta era a sua astúcia , não fora os seus colegas do executivo.
O que é que ela já fez na vida?
Encontrou a situação da junta numa óptima situação financeira, com dinheiro para receber das obras que o anterior executivo fez, como foi o caso do monumento no cemitério e o Lavadouro. O que é que este executivo fez? Gastou o dinheiro aonde? e como? Aqui não havia dívidas! antes pelo contrário!
Vamos ver como vai ficar a Junta no final do mandato? Se for como o seu colega Celestino, vai deixar dívidas por pagar e não vão ser poucas?!
Porque não se têm feito representar nas cerimónias do 25 de Abril? Será também do clima de consternação que se vive entre o Presidente da Assembleia e do Presidente de Câmara??
De um leitor atento
A sua posição é altamente sectária ou mesmo na na linha Estalinista, quando defende grandes tradições no seu comentário.
1º- Sempre percebi que para alguns os licenciados são (Dr) outros não
2º- Quando defende que um candidato a presidente da Câmara terá que ser em primeiro lugar vereador (mesmo na oposição)para estudar dossiers, a entender todos os relacionamentos camarários, aí sim, pode vir a ser uma excelente presidente de câmara” para terminar com a frase: "há que dar tempo ao tempo". Como os membros do actual executivo fizeram.
Daí, o grande conhecimento da situação económica da da Câmara após a tomada de posse do executivo da CDU. Obviamente que entraram de "olhos vendados"
Qual foi a experiência e o acompanhamento da situação económica da Câmara como vereadores da oposição, perante os factos?
O que os Alpiarcenses querem é que os os políticos se centrem nos problemas da nossa terra e do País e não propriamente em questões de hierarquia partidária!
Penso que cada vez mais as pessoas que votam nas Autárquicas, é nas pessoas e não nos partidos!
Há que tirar o chapéu à Joana Serrano pela forma como tem, conseguido mesmo assim gerir a Junta levando pela frente pessoas como a Laurinda ou o Orlando Marques. E ainda por cima depois ter que aturar com o Controleiro, ou com as rasteiras da Câmara Municipal.
Quem dizia que era uma aposta errada, agora conclui-se que é a melhor Presidente de Junta desde sempre.
Assim como ninguem tem a duvida que o Celestino foi o pior Presidente de Junta que haverá memória.
Lamento desiludir os leitores mas o comentário que fiz nada tem a ver com a estratégia do PCP/CDU.
Nem de perto nem de longe sou próximo desse partido.
O comentário foi apenas uma opinião pessoal de alguém que é apartidário mas que tem alguma noção da política e do mundo que nos rodeia.
Duvido que o PCP tenha essa estratégia, e provavelmente a visada por não pertencer à linha ortodoxa do partido é capaz de não estar posicionada para ser nº 2 ou 3 das próximas listas.
Se fosse o responsável pela estratégia desse partido, possivelmente seria o que faria.
Mas o PCP não para de nos surpreender pelos tiros nos pés que costuma dar.
O proximo candidato é o mesmo (Mário Pereira). Porque é um jovem razoavelmente bem visto e que é manipulável e serve os interesses do partido e de quem vive à custa dele.
Enviar um comentário