Opinião
Por: Paulo Mendes da Paz
Se me perguntam o que é necessário para montar um negócio a minha resposta é simples, criatividade. Não é necessário que um empresário seja tecnicamente bom na área comercial e financeira e apresentar bons balanços, demonstrações financeiras e boas vendas, precisa é de ser criativo, tendo o espírito aventureiro para colocar a sua ideia em prática.
Cada vez mais no mundo de negócios actuais são necessários ultrapassar desafios de forma a reduzir custos e a aumentar lucros, podendo estas passar por novos conceitos. Um relativamente recente foi a utilização de escritórios virtuais, em que os fax, e-mails e demais documentação fundamental para o trabalho de uma empresa fica centralizado num computador do pequeno empresário, ficando este com a gestão de todo o negócio, reduzindo custos de aluguer, contratação de pessoal, manutenção e limpeza de um determinado espaço físico.
Com cada vez mais vulgarização das redes sociais (como facebook, twiter, youtube, etc) as pessoas conseguem aumentar a sua rede de contactos (elemento fundamental para o sucesso do empreendedor). É necessário saber tudo sobre a sua rede de contactos e estar atento aos pormenores. É necessário sabermos surpreender positivamente os nossos clientes, para que eles nos indiquem aos seus amigos e assim aumentamos a rede de contactos.
Um elemento fundamental no empreendedor é a capacidade de auto análise. Numa organização tudo deve ser questionado, sempre na óptica da melhoria continua. Um dos segredos é ter um grupo (mesmo que reduzido) que semanalmente se dedique a criar novas ideias de gestão e organização, no sentido de rever onde se pode reduzir custos, e criar novas fórmulas para aumentar os negócios.
Um empreendedor deve pensar quando entra. Existe sempre a janela da oportunidade que acontece até a primeira ideia surgir.
É natural que um empreendedor possa não acertar no negócio à 1.ª e existem alguns casos de flops negociais, inclusivamente dentro das maiores empresas nacionais. É a necessidade de utilização de um bem ou serviço que faz a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Se por acaso pensam em abrir um negócio, acima de tudo dediquem-se a ele de alma e coração.
Por: Paulo Mendes da Paz
Se me perguntam o que é necessário para montar um negócio a minha resposta é simples, criatividade. Não é necessário que um empresário seja tecnicamente bom na área comercial e financeira e apresentar bons balanços, demonstrações financeiras e boas vendas, precisa é de ser criativo, tendo o espírito aventureiro para colocar a sua ideia em prática.
Cada vez mais no mundo de negócios actuais são necessários ultrapassar desafios de forma a reduzir custos e a aumentar lucros, podendo estas passar por novos conceitos. Um relativamente recente foi a utilização de escritórios virtuais, em que os fax, e-mails e demais documentação fundamental para o trabalho de uma empresa fica centralizado num computador do pequeno empresário, ficando este com a gestão de todo o negócio, reduzindo custos de aluguer, contratação de pessoal, manutenção e limpeza de um determinado espaço físico.
Com cada vez mais vulgarização das redes sociais (como facebook, twiter, youtube, etc) as pessoas conseguem aumentar a sua rede de contactos (elemento fundamental para o sucesso do empreendedor). É necessário saber tudo sobre a sua rede de contactos e estar atento aos pormenores. É necessário sabermos surpreender positivamente os nossos clientes, para que eles nos indiquem aos seus amigos e assim aumentamos a rede de contactos.
Um elemento fundamental no empreendedor é a capacidade de auto análise. Numa organização tudo deve ser questionado, sempre na óptica da melhoria continua. Um dos segredos é ter um grupo (mesmo que reduzido) que semanalmente se dedique a criar novas ideias de gestão e organização, no sentido de rever onde se pode reduzir custos, e criar novas fórmulas para aumentar os negócios.
Um empreendedor deve pensar quando entra. Existe sempre a janela da oportunidade que acontece até a primeira ideia surgir.
É natural que um empreendedor possa não acertar no negócio à 1.ª e existem alguns casos de flops negociais, inclusivamente dentro das maiores empresas nacionais. É a necessidade de utilização de um bem ou serviço que faz a diferença entre o sucesso e o insucesso.
Se por acaso pensam em abrir um negócio, acima de tudo dediquem-se a ele de alma e coração.
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