.

.

.

.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais noticias sobre Miguel Arraiolos

Miguel Arraiolos e Bárbara Clemente ficaram nos dez primeiros lugares.

O Cabedelo e a marginal das praias emolduraram-se de pessoas que testemunharam a presença de alguns dos melhores atletas a nível mundial e uma boa prestação dos portugueses participantes. João Silva conquistou o título europeu de Triatlo, no escalão Sub23, num emocionante sprint final que bateu o Campeão do Mundo Elite de Triatlo Sprint, Jonathan Brownlee. Miguel Arraiolos e Bárbara Clemente ficaram nos dez primeiros lugares."O apoio do público foi incrível durante todo o percurso, foi graças a este apoio que consegui ganhar", revelou o vencedor português. "Agora tenho de preparar-me para o Campeonato do Mundo em Budapeste, que vai decorrer daqui a duas semanas, e já estou a "piscar o olho" aos Jogos Olímpicos de 2012, onde espero estar presente e fazer uma boa prestação", concluiu João Silva. O pódio da prova individual de Sub23 Masculinos, na distância olímpica de 1500 metros de Natação, 40 quilómetros de Ciclismo e 10 quilómetros de Corrida, foi composto por João Silva (Portugal), seguido de Jonathan Brownlee (Grã-Bretanha) e Alexander Brukhankov (Rússia). O primeiro lugar da prova equivalente feminina foi conquistado pela polaca Agnieszka Jerzyk, o segundo lugar pela ucraniana Yuliya Sapunova e o terceiro pela Anamaria Mazzetti, da Itália. Na entrega de prémios do primeiro dia do evento, dedicado às provas individuais, esteve presente Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, a campeã olímpica Rosa Mota, Marco António Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gaia, entre outras entidades responsáveis de âmbito municipal e da modalidade desportiva.

Laurentino Dias destacou a importância crescente do Triatlo em Portugal e as excelentes condições do local escolhido para a realização deste evento. "Hoje, em Portugal, há modalidades com mais força, novos atletas que estão a surgir com grandes capacidades e o Estado tem feito um esforço no sentido de dotar o país de infra-estruturas desportivas de qualidade para os atletas terem as mesmas possibilidades de treino dos melhores do mundo. Este é um local de grande beleza e com excelentes condições para a realização desta prova e Portugal está de parabéns por esta organização", afirmou o Secretário de Estado do Desporto. O segundo dia do evento foi dedicado às provas por nações, nos escalões Youth - que engloba os Juvenis e Juniores de primeiro ano - e Sub23. Nos Youth masculinos, a melhor equipa nacional, denominada Portugal I e representada por Pedro Gaspar, Rafael Ribeiro e Filipe Azevedo, terminaram na 6ª posição, sendo que os primeiros lugares foram ocupados por Itália, seguida da Grã-Bretanha e da França. Nos Youth Femininos, a equipa nacional composta por Raquel Rocha, Sara Tenrinho e Melanie Santos terminou na 7ª posição, tendo a vitória ficado nas mãos da Hungria, seguida da Rússia e de Itália. Na competição por Equipas Sub23, um formato inovador que integra dois atletas de cada sexo e que tem sido a aposta da International Triatlo Union para conseguir uma segunda competição no programa dos Jogos Olímpicos, venceu a Rússia, seguida da Itália e da Hungria. A equipa portuguesa, formada por Bárbara Clemente, Miguel Arraiolos, Ana Filipa Ferreira e João Silva, terminou em 5º lugar.

José Luís Ferreira, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, agradeceu o apoio das entidades municipais nesta organização que foi montada em tempo recorde para um evento de importância extrema para o Triatlo. "Esta organização, com cinco semanas de preparação, só foi possível com o apoio inestimável da Gaianima, da Câmara Municipal de Gaia e da empresa a que nos associamos, a Rios & Trilhos, que permitiu juntar os melhores atletas mundiais com os sérios candidatos às medalhas de Londres 2012. Este evento é muito importante para a modalidade, pois funciona como antecâmara para a consagração desportiva a nível mundial, além dos juvenis que dão o primeiro passo de entrada para essa antecâmara", afirmou José Ferreira.Em jeito de balanço, Nelson Cardoso, Presidente do Conselho de Administração da Gaianima EEM, definiu este evento como "um conjunto de vários sucessos acumulados para Vila Nova de Gaia", a nível organizativo, turístico, social e desportivo. "Ficou claro que Gaia reúne todas as condições, desde a hotelaria ao tratamento das águas e à qualidade do espaço envolvente, para a realização de grandes eventos desportivos. A própria população mostrou que gosta e sabe ver desporto. Mais uma vez, Gaia dá uma lição ao país e apresenta-se ao mundo", concluiu Nelson Cardoso.

Sem comentários: