.

.

.

.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sónia Sanfona, apoia "Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2009/2010"

O Governo Civil de Santarém é um dos parceiros mais fortes dos Jogos Matemáticos, entidade que acolheu desde logo a ideia, na figura da sua Governadora Civil, a Dr.ª Sónia Sanfona.
Para além do apoio e colaboração com o evento, o Governo Civil de Santarém assumiu a função de assegurar toda a vertente de promoção do Campeonato e as respectivas relações públicas do mesmo, nomeadamente a interligação com os Órgãos de Comunicação Social, Nacionais e Regionais.
Neste sentido, solicitamos também a possibilidade de se associar a esta jornada nacional, pedagógica e também recreativa, na respectiva cobertura jornalística e divulgação dos Jogos.
Em conjunto pretendemos contribuir para a promoção desta ciência junto da comunidade escolar e da importância para a vida de a Saber.
Estamos disponíveis para prestar toda a informação que entendam necessário:
PRESS Jogos Matemáticos /10
A cidade de Santarém vai acolher no próximo dia 12 de Março, o “Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos 2009/2010”, a realizar no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas), na Quinta das Cegonhas.
O Campeonato é dirigido a estudantes de todos os níveis, dos Ensino Básico e Secundário.
A prática de jogos matemáticos, em particular dos jogos de estratégia, de observação e de memorização, contribui de forma articulada para o desenvolvimento de capacidades matemáticas e para o desenvolvimento pessoal e social. Existem jogos em todas as culturas e a matemática desenvolveu muito conhecimento a partir deles.
Além disso, um jogo pode ser um ponto de partida para actividades de investigação ou de um trabalho de projecto.
No Campeonato os alunos vão jogar seis jogos de tabuleiro

O VI Campeonato procura envolver todas as escolas, dando oportunidades de participação a todos os alunos através das eliminatórias desenvolvidas nas próprias escolas, e oportunidade aos escolhidos em cada escola e por nível de ensino, de participar nesta grande final.
Os números
Encontram-se inscritos na final do Campeonato cerca de 2100 alunos, provenientes de 400 escolas e que serão acompanhados por, pelo menos, um professor por cada escola (400 professores).
Foram criadas condições para que participem também 41 alunos invisuais ou de baixa visão, que jogarão em plena integração com os restantes alunos.
Também vão colaborar nesta iniciativa, cerca de 100 alunos da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), como monitores dos jogos.
O Campeonato disputar-se-á por eliminatórias, jogando em simultâneo 730 alunos. Os restantes terão ao seu dispor actividades lúdicas e educativas diversas, umas dinamizadas por docentes e alunos da ESE e outras organizadas pelo Governo Civil de Santarém.
A comissão organizadora dos jogos integra:
Governo Civil de Santarém
O Instituto Politécnico de Santarém;
O Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém;
A Sociedade Portuguesa de Matemática;
A Associação de Professores de Matemática;
A Associação Ludus.
Outros apoios e colaboração: Câmara de Santarém, Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e Agência Ciência Viva.
«GI/Governo Civil Santarém»

Sem comentários: