.

.

.

.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Produtores de melão não conseguem escoar a produção

Na passada sexta feira, António Filipe, deputado do PCP e primeiro candidato da CDU por Santarém, acompanhado de um numeroso grupo de activistas da CDU, entre os quais Mário Fernando Pereira, Candidato à presidência da Câmara Municipal de Alpiarça, visitaram o Mercado da Fruta, no Carril.


Do contacto com os produtores de melão ficou bem patente a situação muito difícil que estes produtores atravessam e que resulta da invasão de melão espanhol e da política de esmagamento de preços provocada pelas grandes superfícies.

São toneladas e toneladas de melão e de melancia que, mesmo vendidos muito abaixo do preço de custo, se vão amontoando naquele e noutros locais da região.

Paralelamente ao acentuado aumento dos factores de produção (sementes, plástico, adubos, pesticidas, combustíveis, entre outros), o preço de venda destes produtos tem vindo a descer de forma drástica - a níveis de há muitos anos atrás -, levando à falência e a extremas dificuldades de sobrevivência centenas de agricultores.

Neste momento, o melão tem estado a ser vendido à volta dos 15 cêntimos por Kg e a melancia a 7 e a 8 cêntimos, “preços de miséria”, conforme é dito pelos produtores.

Trata-se de uma situação muito preocupante, se levarmos em linha de conta que os efeitos desta situação se irão reflectir, não apenas neste momento, mas na economia do concelho de Alpiarça e da região no futuro próximo.

Continua a ser muito significativa para a economia local a produção e comercialização deste produto regional que, de forma directa e indirecta representa uma mais-valia para os rendimentos dos alpiarcenses e uma oportunidade sazonal de emprego para muitas centenas de pessoas.

Quanto às condições do Mercado da Fruta, os agricultores reivindicam uma intervenção por parte da autarquia que resulte na melhoria da higiene e da segurança do espaço (sobretudo durante a noite), assim como de aspectos ligados ao acesso e circulação de veículos pesados de transporte ao local.

Os candidatos da CDU à Assembleia da República e à Câmara Municipal discutiram ainda com os produtores a necessidade de se avançar para a certificação e promoção do melão e da melancia e de reforço do associativismo agrícola como formas de enfrentar as dificuldades deste sector.
Texto e colaboração da CDU

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim se vê... quem se preocupa com as pessoas!