.

.

.

.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Parque das Nações recebe Triatlo Internacional de Lisboa

A distância longa está de regresso à capital portuguesa. A prova realiza-se sábado, dia 25 de Abril, no Parque das Nações. Em discussão estará também a segunda etapa da Taça Ibérica de Triatlo Longo.A terceira edição do Triatlo Internacional Longo de Lisboa acontece já no próximo sábado, começando pelas 8 horas na Doca dos Olivais.

As distâncias a superar são as seguintes:

1900 metros de natação (duas voltas) 90 quilómetros de ciclismo (quatro voltas) 21,1 quilómetros de corrida (quatro voltas).
A partida será dada com os triatletas dentro de água, que terão de completar duas voltas no sentido contrário do ponteiro dos relógios, num percurso rectangular com passagem por baixo da ponte de acesso ao Oceanário de Lisboa. A saída da água é feita pela rampa de acesso para barcos à Doca dos Olivais, na margem oposta ao Oceanário.

Quanto ao segmento de ciclismo, estão previstas quatro voltas, de ida e volta, num percurso que envolve o IC-22, em direcção à rotunda de Póvoa de Santa Íria, onde estará localizado o ponto de retorno.

O último segmento, a corrida, inicia-se junto do Pavilhão Atlântico com os atletas a fazer depois o passeio pedestre ao longo do Rio Tejo, num percurso de ida e volta, totalmente plano, com um troço de terra batida. Para uma volta ficar completa, os participantes têm de circundar a Doca dos Olivais. No entanto, no fim da última volta, os atletas não contornam o perímetro da Doca e seguem directamente para a meta instalada em frente ao Passeio das Bandeiras.

Taça Ibérica de Triatlo Longo

Depois de Porto Santo, chegou a vez de Lisboa receber a Taça Ibérica de Triatlo Longo, competição dedicada aos atletas portugueses e espanhóis que se estreou na presente temporada numa colaboração entre a Federação de Triatlo de Portugal e a sua congénere espanhola.

Trata-se de uma prova com quatro etapas, duas realizadas no nosso país, duas no país vizinho. Porto Santo, no arquipélago da Madeira, foi o palco da estreia, com triunfos de dois triatletas portugueses, Bruno Pais e Maria Areosa, que se sagraram nessa prova campeões nacionais de triatlo longo.

Depois de Lisboa, a prova vai para Espanha. Em Setembro, Zamora recebe a terceira etapa no dia 13 e Ibiza acolhe a última etapa no dia 27

Sem comentários: