.

.

.

.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os Sanfoneiros de Alpiarça

Em Almeirim passou-se dos sobreiros para a lenha em menos de um fósforo. Aquele é um concelho de gente pragmática. Gente que não perde tempo. Se havia lenha a empatar na câmara porque é que o vereador José Carlos Silva não a podia vender ao cunhado? E não tendo o cunhado espaço para ela porque não haveria de se oferecer para lha guardar em casa? E imagina que o cunhado não tem lareira nem forno.

Haverá algum problema se o vereador filantropo se oferecer para dar uso à lenha? Eu não sei como há gente mesquinha a interessar-se por estas ninharias. E mesmo essa coisa dos trabalhadores da câmara irem pôr a lenha lá a casa. Afinal os carros do município estão ou não estão ao serviço do povo? Invejosices é o que é.

Com os sobreiros é o mesmo. Tanto sobreiro que há por esse país fora e ainda há gente que quer mais. Qual é o problema de deitar uns abaixo para fazer uma prisão em Paço dos Negros? Não me digam que querem fazer as prisões em cima das árvores?! Era giro.

Reconheço que era giro. Os presos a brincarem na casinha da árvore e a irem aos ninhos na hora do recreio. Mas em dias de vento aquilo era capaz de abanar. Quem deve ter inchado de orgulho foram os sobreiros.
Tanto tempo ali sem ninguém lhes ligar e, de repente, são estrelas da novela “Santíssimo Chaparro” ou lá o que é. Eu até já tenho a colecção de cromos e um porta-chaves ecológico com a frase: “Salvemos o sobreiro do concelho de Almeirim”.

Se o pessoal de Almeirim anda numa onda ecológica, o de Alpiarça é mais virado para a música. Pelo menos lá para os lados do PS.

Imagina tu que a candidata deles à presidência da câmara se chama Sanfona. Eu já tinha ouvido falar nos sanfoneiros do Brasil. Agora temos os sanfoneiros de Alpiarça. Acho que é assim que se chamam os apoiantes da Sónia Sanfona. E outra coisa. Em matéria de quotas femininas os socialistas daquele concelho pedem meças. Tinham uma Vanda Nunes que até já é presidente mas quiseram mostrar que ali não basta ser mulher para entrar numa lista. Foram buscar a Sónia. E daqui até às eleições sabe-se lá se ainda arranjam outra. Espero que seja uma Mafalda Contrabaixo ou uma Elisa Ferrinhos, pelo menos. Nestas coisas não há nada melhor que dar música ao povo.

«Manuel Serra d’Aire - o Mirante»

1 comentário:

Anónimo disse...

Coloco ao moderador, a possibilidade de elevar o seguinte a post:
-----------------
Pelos vistos a cabeça de lista pelo PS á CMA, Sonia sanfona,
tem uma actividade na Assembleia da Republica que fará inveja
a muitos trabalhadores agarrados a horários rigidos e chatos, considerando a coincidencia de as faktas desta depoutada terem por coincidencia calharem normalmente encostadas aos fins-de-semana.

Ora vejamos, conforme pesquisa efectuada ao site do parlamento
mais precisamente em http://www.parlamento.pt
obtemos a seguinte informação:

Em relação à X legislatura, as faltas de Sonia Sanfona são
29 Jun, 30 Jun e 1 jul de 2005 - 3 dias de faltas (4ª, 5ª e 6ª feira)
14, 15 e 16 Setembro 2005 - 3 dias de falta (4ª, 5ª e 6ª feira)
9 Dez 2005 - 1 dia de falta (6ª feira)
3 Fev 2006 - 1 dia de falta (6ª feira)
11 Mai 2006 - 1 dia de falta (5ª feira)
15 e 16 Mar 2007 - 2 dias de falta (5ª e 6ª feira)
25 Abr 2007 - 1 dia de falta á sessao solene (4ª feira)
4 mai 2007 - 1 dia de falta (2ª feira)
12 jul 2007 - 1 dia de falta (4ª feira)
28, 29 e 30 Nov - 3 dias de falta (4ª, 5ª e 6ª feira)
26 e 27 Mar 2008 - 2 dias de falta (4ª e 5ª feira)
2 Mai 2008 - 1 dia de falta (6ª feira)
23 Mai 2008 - 1 dia de falta (6ª feira)
3 e 4 dez 2008 - 2 dias falta (4ª e 5ª feira)
13 fev 2009 - 1 dia de falta (5ª feira)
3 Abr 2009 - 1 dia de falta (6ª feira)

Nada mau. 25 dias de faltas numa legislatura é o equivalente a mais um mes de ferias.


Fonte:
http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/PresencasReunioesPlenarias.aspx?BID=2140