Crónica Desportiva
Por: Fernanda F. Cardigo
Realizou-se na manhã de domingo, em Quarteira, a primeira etapa da Taça da Europa de Triatlo 2009.
Bruno Pais, com uma prova sempre ao ataque, conquistou a medalha de Bronze. Na competição feminina, Vanessa Fernandes fez o primeiro teste competitivo internacional da temporada terminando a prova junto de Anaís Moniz, na 15.ª e 16.ª posições, respectivamente.
Os homens foram os primeiros a entrar em competição. A partida foi dada pelas 08h45m. Durante os 1500 metros deste segmento, foram os russos e os franceses que assumiram a liderança do pelotão.
Os triatletas portugueses perderam perto de 30 segundos para a liderança. Logo que se iniciou o segmento de ciclismo, Bruno Pais, com colaboração de João José Pereira, impôs um ritmo muito forte e acabou por levar o seu grupo, onde estava também João Silva, a anular a diferença para os líderes.
Vindo de trás, Bruno Pais não esperou e rapidamente se lançou na primeira de várias tentativas de fuga. Esta primeira tentativa não resultou e pouco depois também Miguel Arraiolos e Duarte Marques conseguiram juntar-se na frente da prova. Portugal ficava assim com cinco atletas no numeroso grupo da frente.
A duas voltas do fim, Bruno Pais, atleta do Sport Lisboa e Benfica, voltava a estar em fuga, agora na companhia dos irmãos Vasiliev e do italiano Andrea D'Aquino. Este grupo entraria na transição com perto de 40 segundos de vantagem. No segmento de corrida, Bruno Pais foi líder, até que, já na quarta volta, os russos Dimitry Polianksy e Alexander Brukhankov o alcançaram, relegando-o para a terceira posição.
O segundo português na linha de meta, também ele com um desempenho notável, foi João José Pereira, sétimo da geral. Quantos aos restantes portugueses: - João Silva, 15.º classificado- Miguel Arraiolos, 16.º classificado- Duarte Marques, 30.º classificado- José Estrangeiro, 48.º classificado- Vasco Pessoa, 53.º classificado.
Prova feminina.
A partida da competição feminina aconteceu às 11.00.
Anaís Moniz liderou durante os 1500 metros de natação, sendo seguida de perto da espanhola Ainhoa Murua e de Vanessa Fernandes. Já Maria Areosa ressentiu-se de um problema físico e viu-se obrigada a desistir durante o segmento de natação.
Durante o inicio do segmento de ciclismo, Vanessa Fernandes e Anaís Moniz estiveram muito activas, formando um pequeno grupo na frente da competição. Contudo, com o avançar da prova, este grupo foi absorvido pelo grupo perseguidor onde estavam as restantes candidatas aos lugares da frente.
Também já próximo do fim do segmento de ciclismo, Vanessa Fernandes começava a ressentir-se da falta de ritmo competitivo e demonstrava dificuldade em seguir o ritmo do grupo que integrava.
Ainda durante o segmento de ciclismo, viria a desistir outra portuguesa: Joana Marques. Apesar de tudo, à segunda transição, chegava um numeroso grupo onde estavam Vanessa Fernandes e Anaís Moniz.
Na primeira das quatro voltas do segmento de corrida, Vanessa Fernandes ainda conseguiu manter em aberto a possibilidade de lutar por uma medalha mas a partir do quarto quilómetro, a falta de ritmo competitivo fê-la abdicar da luta optando por esperar pela sua colega de selecção, Anaís Moniz, numa mostra de grande respeito e fairplay para com as milhares de pessoas que encheram as ruas de Quarteira para assistir às provas.
No final quem levou a melhor foi a checa, Radka Vodickova, que relegou a jovem francesa Emmie Charayron Emmie para a segunda posição. Em terceiro terminou a dinamarquesa Helle Frederiksen. Anaís Moniz ficou na 15.ª posição, Vanessa Fernandes na 16.ª, Bárbara Clemente 23.ª e Ana Filipa Sampaio 29.ª.
Sem comentários:
Enviar um comentário