"Consciente das potencialidades naturais do concelho e da nova realidade que se aproxima, com a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, a 10 minutos de Coruche", a autarquia vai realizar, ao longo do ano, uma série de eventos que visam "dar maior visibilidade e notoriedade nacional ao município e, simultaneamente, lançar e afirmar Coruche como uma marca de qualidade, num contexto de marketing territorial", afirma uma nota da autarquia.
Segundo o responsável do Gabinete de Comunicação da autarquia, que coordena a campanha em colaboração com a Global Share Eventos, a ideia surgiu depois de um estudo realizado na Área Metropolitana de Lisboa ter mostrado que "muita gente conhece Coruche mas poucos sabem ao certo onde fica".
"A maior parte das respostas colocam Coruche como um lugar distante, a horas de viagem, o que não é verdade. Queremos que nos visitem, que se inspirem na nossa qualidade de vida e que, de uma vez por todas, percebam que estamos realmente muito perto de Lisboa", afirmou Pedro Orvalho.
A campanha tem como público-alvo as jovens famílias acima dos 30 anos e a população acima dos 60 anos e recém-aposentada, visando atrair casais com filhos para viverem num local "mais seguro e tranquilo" e os "jovens seniores" para "aproveitarem de forma mais tranquila e num melhor ambiente a aposentação".
Entre os eventos programados conta-se o que a autarquia designou por Gourmet Sessions, um convite a um chefe de cozinha para se inspirar nas receitas tradicionais de Coruche e as apresentar com "novas roupagens", iniciativa gastronómica a juntar às que já decorrem no concelho, como os Sabores do Toiro Bravo, de 08 a 10 de Maio, e as Jornadas de Gastronomia, em Outubro.
No Verão, ao fim da tarde, vão realizar-se iniciativas como passeios de BTT, a cavalo ou em balão de ar quente, esqui aquático, pesca ou tiro aos pratos, com animação garantida por um DJ, visando dar a conhecer as belezas naturais da região.
A I Feira Internacional da Cortiça (FICOR) vai realizar-se de 29 a 31 de Maio, visando afirmar Coruche como a capital mundial da cortiça, um evento que, além da vertente técnica, vem acompanhado de iniciativas como um desfile de moda "Coruche Fashion Cork", por Ana Maria Lucas, com peças de cortiça assinadas por Luis Buchinho.
A maior prova de vinho do mundo, com 7.000 pessoas, para entrar no Livro dos Recordes do Guiness, é outro dos desafios associado a esse evento, que incluirá ainda a I Corrida de Toiros das Confrarias, passeios de charrete e a cavalo, entre outros.
A 25 e 26 de Julho, a vila acolhe o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, "certificando o rio Sorraia como uma pista de pesca de excelência", no final de uma semana que será marcada pelo CCH Festival, dedicado à juventude.
O festival inclui dois concursos de música, dedicados a bandas de garagem e projectos amadores, o RibaRock e o RibaHop.
A autarquia vai ainda apostar num festival dedicado aos anos 1980, com música e outros atractivos, como brinquedos, os Spectrum 48K, os carros, o vinil, recriações e mostras de acontecimentos marcantes dessa época.
As tradicionais Festas do Castelo, dedicadas a Nossa Senhora do Castelo, de 06 a 18 de Agosto, a Feira do Barato e das Oportunidades, em Setembro, a Bienal de Artes Plásticas, no Outono, são outras das iniciativas, a que se juntam actividades como as comemorações do 25 de Abril, a feira do livro ou a semana da mobilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário