.

.

.

.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ASAE manda retirar cereais dos supermercados Lidl após alerta da Comissão Europeia


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) mandou retirar, após um alerta da Comissão Europeia, uma marca de cereais à venda nos supermercados Lidl cuja tinta da embalagem terá contaminado os cereais.


Segundo confirmou à Agência Lusa a assessora do Ministério da Economia, Lourdes de Sousa, "a ASAE recebeu a informação através do sistema de alerta europeu e notificou os operadores para retirar o produto do mercado".
"A ASAE fez uma avaliação do risco, detectou que havia algum risco mas apenas se este fosse consumido em grandes quantidades", explicou, acrescentando que a autoridade irá agora realizar acções de fiscalização para saber se foi cumprida a retirada do produto.
Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, o produto "Master Crumble", que se vende apenas nos supermercados Lidl, com as variantes "chocolate" e "outras frutas" já foi retirado do mercado espanhol e de mais 8.500 lojas europeias da cadeia de supermercados.
O alerta surgiu da Comissão Europeia, através do sistema de alerta rápido, que pediu às autoridades alimentares dos diversos países que avaliassem o risco para a saúde dos cereais, devido à presença da substância química "4-methylbenzophenone", um componente da tinta utilizada na superfície impressa da caixa destes produtos.

«Lusa»

Sem comentários: