.

.

.

.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Não se pode agradar a todos…

Nos últimos dias “Jornal Alpiarcense” tem recebido correio de leitores que nos pedem o impossível.

Uns solicitam que seja retirado tudo que diga respeito a Vanda Nunes; outros – talvez por causa da notícia que publicamos recentemente sobre a “Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo” – que nem uma palavra seja publicada sobre Rosa do Céu.
As coisas não são basicamente como os leitores querem ou pensam. Existem regras elementares e de princípios que não podemos abdicar delas para agradar a este ou àquele leitor. O jornal é de todos e para todos.
Não devemos deixar de publicar noticias sobre a presidente da autarquia porque ela representa o PS ou o “inimigo”. Amanhã poderá ser a CDU e pela ordem de ideias de alguns leitores devemos deixar de publicar noticias desta força partidária porque não são do PS. Noutro dia que não se publique nada do PSD ou PP ou seja de quem for….
”Jornal Alpiarcense” não é a “Casa da Joana” ou então estes leitores devem andar a brincar com coisas sérias quando nos fazem estes pedidos que até parecem uma infantilidade. Porque não gostamos deste tipo de pedidos (exigências para alguns) deixaremos de dar qualquer satisfação, excepto a quem nos escrever. Os leitores, mas todos, merece-nos o maior respeito e consideração.
A missão de um jornal é publicar tudo aquilo que considere “notícia”. Sabemos de antemão que não se agrada a todos. Agora retirar notícias porque não nos agrada, mas que é “noticia”, não devemos fazer nem satisfazer a vontade de quem nos pede tal coisa.
Um jornal noticia aquilo que é acontecimento sem olhar a pessoas ou outras causas; a reportagem deve ser transmitida pelo repórter de tal forma que o leitor “veja” na reportagem o que aconteceu; um artigo de opinião mais não é do que a opinião de quem a escreve.
Agora publicarmos noticias para depois a retirarmos, porque não agrada e determinado leitor, isto é inaceitável como tudo deixava de fazer sentido.
É notícia, é notícia, e pronto!
Um jornal não deve ser sectarista e muito menos partidário. Tem que estar aberto a tudo que seja noticia e a todos os pensamentos.
Alguns leitores não gostam da presidente da Câmara e muito menos de Rosa do Céu, mas o jornal têm noticiar tudo que eles fazem, porque simplesmente é notícia. Mesmo sendo “inimigo” as suas grandezas ou actos devem ser noticia. Existimos para isto e continuaremos assim. O contrário não faria sentido.
Para criticar, no bom sentido, as suas obras os as seus actos existe os “artigos de opinião””.
Se os leitores que nos pedem para retirarmos aquilo que não lhes agrada, então façam o contrário: envie-nos as suas opiniões relativas ao que não gostam e teremos muito prazer em publicá-las.
Agora satisfazer estes pedidos “absurdos” deixaríamos de cumprir a nossa missão, a de informar. É assim que deve ser feito.

Sem comentários: