.

.

.

.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Empresas de construção civil dizem que não receberam nem um cêntimo das dívidas do Estado

Um ano depois de ter lançado o programa «Pagar a Tempo e Horas», através do qual o Governo pretende regularizar as dívidas do Estado, as empresas de construção civil garantem que ainda não receberam um cêntimo.

A factura que o Estado deve às empresas de construção civil chega perto dos dois mil milhões de euros. Reis Campos, presidente da Federação das Associações dos Industriais da Construção Civil, assegura que nada mudou no espaço de um ano.
«Isto continua como antes, ou seja as empresas de construção não receberam, não houve nenhum reflexo do anúncio do senhor primeiro-ministro», garante Reis Campos.
Este responsável acrescenta ainda que «o sector da construção continua a ser credor do Estado, quer das autarquias quer da administração central», salientando a necessidade das dívidas serem saldadas.
Reis Campos afirma que no caso das autarquias os prazos de pagamento nunca foram tão elevados e sublinha que são os municípios que mais devem dinheiro às empresas de construção civil.
«Estimamos um valor da ordem dos mil milhões de euros de débito das autarquias às empresas de construção e também estimamos cerca de 900 milhões de euros da administração central», refere.
Reis Campos realça que o «prazo de pagamento médio das autarquias é de 8,1 meses. Nunca desde 2004 tivemos uma situação igual».

Sem comentários: