.

.

.

.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Em defesa do meio ambiente

Se a Câmara colaborar e houver uma maior consciencialização por parte da população, Alpiarça pode ser menos poluidora do meio ambiente.

Os óleos de cozinha que deitamos fora depois de usados podem trazer consequências devastadoras para o meio ambiente. Se deitados nos esgotos domésticos para além de contribuírem para o entupimento das canalizações, causam problemas graves no tratamento de águas nas ETAR.
As manchas de óleo que por vezes são avistadas nos rios, para além do impacto visual desagradável e do mau odor, afectam toda a flora e fauna envolvente. Dado que a água e o óleo não se mistura, é criada uma barreira que dificulta a entrada de luz e de oxigénio na água.
O crescimento das espécies vegetais é, assim, posto em causa, criando um problema ao nível das cadeias alimentares provocando a morte de muitos seres que têm o rio como habitat.
Vale a pena dar a nossa contribuição para a recolha dos óleos domésticos pois, para além de não poluirmos o meio ambiente, contribuímos para a sua reciclagem, sendo estes aproveitados para a produção de sabão e biodiesel.
O exemplo deve ser iniciado pela Câmara que deve colocar em locais estratégicos “Oleões” para que neles se possa depositar os óleos domésticos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Deveriam despoluir 1º a Vala Real !