.

.

.

.

sábado, 1 de novembro de 2014

Alpiarça, uma terra cheia de “fantasias” socialistas ou de socialistas fantasiosos

"Este momento jamais será esquecido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça que o guardará, para sempre, na sua memória e no seu coração"

Por: M.C.


Em Junho de 2006, Alpiarça e os seus dignos representantes eleitos, festejavam e passeavam à custa de mais uma “fantasia” - como muitas que tem passado pela orla socialista Alpiarcense –

 A Junta de Freguesia de Alpiarça, pela voz do seu presidente de então, José João Marques Pais, noticiava o acontecimento do ano

Visita a Champigny sur Marne


"A Junta de Freguesia esteve representada na Festa dos Emigrantes em Champigny Sur Marne, altura em que foi celebrado o acto de geminação entre aquela cidade dos arredores de Paris e Alpiarça.
  
O Presidente da Junta de Freguesia, juntamente com o Sr. Presidente da Câmara, com a Srª Vereadora Vanda Nunes e com a Srª Presidente da Assembleia Municipal, deslocou-se no passado dia 22 de Junho à cidade francesa de Champigny Sur Marne onde teve o privilégio de assistir à inauguração do monumento de homenagem à emigração portuguesa que desde 1955 até meados da década de 70 chegou àquela cidade.
 O monumento, de autoria do escultor Rui Chaves, ergue-se no meio do Parque Departamental du Plateau, local onde nasceu um dos maiores e mais degradados “bidonville” erguido pelos emigrantes portugueses que chegavam a terras gaulesas e hoje está transformado numa acolhedora zona de lazer.
  A cerimónia, promovida pela edilidade francesa, teve a presidi-la o Sr. Embaixador português em França, Dr. António Monteiro e contou com a presença do nosso Embaixador na OCDE, Dr. Ferro Rodrigues, presidentes da Câmara de Champigny e de Alpiarça e respectivas Assembleias Municipais, além de outras individualidades regionais francesas, do convidado especial Professor Eduardo Lourenço, bem como das representações das diversas Associações Portuguesas.
Inserido nesta realização, teve lugar a assinatura protocolar da geminação entre a cidade de Champigny Sur Marne e de Alpiarça, assinada pelos respectivos presidentes.
 Seguiu-se a confraternização com os nossos emigrantes daquela cidade, onde são mais de 10.000, bem como com outros que vieram dos departamentos mais próximos. Foram momentos de grandes, inesquecíveis e sentidas emoções, impossíveis de descrever em palavras.
 Este momento jamais será esquecido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça que o guardará, para sempre, na sua memória e no seu coração."





Das “fantasias” dos socialistas alpiarcenses, ficaram   por concluir, entre outras,  a “Fábrica de Cenouras”  e o desenvolvimento local.
Obrigação é também relembrar que os mandatos socialistas não foram apenas constituídos de “fantasias”.
Aos socialistas se deve a construção da Biblioteca Municipal de Alpiarça, do actual edifício da Câmara, do Parque Subterrâneo;  da “Requalificação da Casa Museu dos Patudos” - obras que a CDU deu seguimento – o alcatroamento de algumas ruas, entre outras obras.
Justiça seja feita e reconheça-se que foi graças aos executivos do PS que a Zona Industrial viu nascer as duas fábricas que lá se encontram instaladas.
Após as eleições que deram a vitória à CDU, pouco ou nada foi feito em Alpiarça, salvo a “Praça do Municipio” mas segundo sabemos em 2016 a CDU prepara-se para iniciar grandes investimentos, nomeadamente: o "Parque Desportivo do Casalinho", a requalificação  do antigo  edificio da Câmara Municipal, onde está istalado o Posto da GNR,  novos arranjos no Complexo Turitico dos Patudos.
Resta saber se tais “fantasias socialistas” deixaram de ter continuidade  ou se o executivo da CDU não foi capaz (ou não quis) de lhes dar continuidade

Sem comentários: