.

.

.

.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

OPINIÃO: Um "controller" é uma espécie de um "self-made man" que subiu a corda a pulso

Por: Almeirante

 Um "controller" é normalmente um político sabido, experiente, técnico em agitação de massas, calculista, manipulador. Muitas vezes um "politólogo" autodidacta e sem credenciais académicas. Numa palavra: um "self-made man" que subiu a corda a pulso.
Dirijo esta minha reflexão objectivamente aos jovens e menos jovens da nossa política local cujo nervosismo tem sido latente nestes últimos tempos, com uma série de peripécias preocupantes à mistura! Estejam atentos.
Trago aqui um exemplo que presencio amiúde no quintal de minha casa e que vou partilhar convosco. Talvez esta história real entre animais ajude a compreender um pouco os perigos que nos espreitam e como devemos estar preparados para os enfrentar. Isto sem qualquer alarmismo, como é evidente. Mas, vamos ao que interessa.
A minha gata de nome "Mila" é uma excelente caçadora! Uma predadora nata. Está-lhe nas entranhas os truques e as fintas que faz. Habituada a lutar pela sua subsistência, sobe até aos ramos mais altos e frágeis de qualquer árvore.
A partir daqui caça pardais, ratos, gafanhotos e toda a sorte de bicharada com a agilidade própria de um felino saudável.
Em seguida, leva-os para local arejado e espaçoso e cria alguma confiança com as suas presas. Faz-lhes festas, brinca, atira-as ao ar e depois, no momento que entende e de uma assentada, zás!...devora-as simplesmente.
Espero que tenham entendido a fábula.
Nota: Qualquer semelhança com o ser humano é mera coincidência.
Noticia relacionada:
"Irra! Que nunca mais aprendem! Perguntem a um pro...": 

4 comentários:

José do Carmo Sancho disse...

Esta Fábula assenta bem no PSD, a gata é o Francisco e a bicharada quem caiu na sua esperteza, no fim vamos ver o que lhes acontece.

Anónimo disse...

Ó amigo Sancho, eu não pesco nada de inglês mas fui ao dicionário e controller quer dizer controlador, controlador é o mesmo que "controleiro"!Penso eu.
Ó diabo! Será que o Almeirante quer dizer aquilo que eu estou a pensar? Alguém aqui dizia há uns tempos que o homem dominava bem esta coisa da escrita. Sim senhor, grande "fábula"!
Já agora e como se fala tanto em controleiros abaixo e controleiros acima, vamos ver o que dizem por aí os bloguistas a esse respeito:

"Controleiro" era uma designação muito usada na história dos Partidos Comunistas, sobretudo quando estes existiam clandestinamente. A própria história do PCP – Partido Comunista Português está semeada de muitos "controleiros" e no livro de José Pacheco Pereira – "A sombra – Estudos sobre a clandestinidade comunista", surge amiúde esta expressão que, basicamente, consta no individuo que controla as acções de outros indivíduos, sobretudo no que toca à sua acção no partido que pudesse denunciar as manobras comunistas no tempo em que o PCP existia clandestinamente, durante o regime de Salazar.
Alguém se lembra do que foi a dita União Soviética e o que lhe aconteceu? Os povos dessa nação saíram em luta pela liberdade e pela democracia. A seguir a eles todos os outros que se encontravam dominados pelo mesmo regime.

O moderno “controleiro” exerce como que uma “vigilância popular”, reportada a alguém".

Pronto! E por aqui me fico.

José da Adília

Anónimo disse...

Ó Senhor José você anda a ver muitos filmes, anda, ainda deve pensar que está no tempo da guerra fria, ó homem evolua, até os bichos o fazem. Essa do comunista que como criancinhas ao pequeno almoço, e velhinhos à noite já não pega. Seja inteligente e discuta assuntos que não tenham barbas que já passaram, e lembre-se que para poder estar aqui a escrever e a dar opinião se calhar tem que agradecer aqueles que lutaram pelo socialismo e comunismo. Aprenda alguma coisa e não esteja de olhos vendados, nem fechado para o mundo.

Anónimo disse...

Obrigado pelo conselho senhor anónimo das 21:47. Vou tentar evoluir mais um pouco como aconselha. Entretanto gostaria que comentasse a frase, que não é minha:
"O moderno “controleiro” exerce como que uma “vigilância popular”, reportada a alguém".

José da A.