.

.

.

.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CÂMARA DE ALPIARÇA REFORÇA APOIO AO ASSOCIATIVISMO


 O reforço do montante global de apoio financeiro – 56.206,00 euros – às Associações e Colectividades do concelho de Alpiarça é o dado mais significativo da recente aprovação dos Subsídios para o ano de 2013, em reunião da Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento em vigor e tendo por base os planos de actividades apresentados.

 Relativamente ao ano transacto, regista-se um aumento de 3,75 %; comparando a média anual entre o mandato anterior (2005-2009) e o actual (2009-2013), regista-se um aumento de 27,21 %.

Ao longo do ano, o Município apoia regularmente a actividade do Movimento Associativo, em termos logísticos, técnicos, de pessoal e de cedência e manutenção de infraestruturas e equipamentos – apoio por vezes subvalorizado socialmente, mas que ascende a várias dezenas de milhar de euros anuais.

Esta realidade traduz, na prática, uma concepção assumida pelo executivo municipal que vê no Movimento Associativo o principal parceiro na dinamização desportiva, cultural e social da nossa comunidade, mantendo-a viva, activa, desperta, envolvendo directamente muitas centenas de crianças e jovens, assim como várias dezenas de dirigentes e de colaboradores voluntários.

As enormes dificuldades que atingem os portugueses – e os ataques à autonomia e ao financiamento do Poder Local, com grandes cortes na receita, desde logo por via das transferências do Estado – têm sido o pretexto para cortes generalizados no apoio ao Movimento Associativo por todo o País. São decisões legítimas, e certamente justificáveis à luz de cada uma das realidades locais.

No entanto, em Alpiarça, num quadro marcado pelo enorme esforço de redução da dívida global (redução de 1 milhão e 200 mil euros em 3 anos) – recuperando assim as finanças municipais – e de preocupação em pagar a tempo e horas aos fornecedores, a opção da Câmara Municipal é claramente de assumir o reforço gradual do apoio financeiro, continuando assim, também por essa via, a dignificar todos os que com o seu trabalho constante e empenhado diariamente contribuem para a integração e para o desenvolvimento da juventude e de toda a comunidade alpiarcense.

 Mário Fernando A Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça

1 comentário:

JA disse...

JORNAL ALPIARCENSE INFORMA QUE OS COMENTÁRIOS REFERENTES A ESTA NOTÍCIA DEVEM SER ASSINADOS