.

.

.

.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UMA ANÁLISE PARCIAL

Nesta pré campanha, quem não pertence a nenhuma das candidaturas observa o seguinte:
1- CDU: Mais do mesmo! Enorme capacidade de mobilização dos seus militantes, criticas contundentes aos adversários e com especial incidência no TPA, e as mesmas ideias e procedimentos de sempre.
A CDU, há muito dona das ruas e da contestação sente-se como peixe na água.
A única circunstância estranha é ter de conviver com as críticas inerentes à sua governação. Está mais habituada a contestar do que a ser contestada.
A reeleição dos mesmos candidatos não vai acrescentar nada de novo, ao que foi feito durante 4 anos.
As mesmas pobres iniciativas de há 30 anos a que só aderem os seus militantes e simpatizantes, partidarização de tudo onde se mete, imaginação zero, obras de fachada, recusa e incapacidade de promover a iniciativa privada no concelho.
Nenhuma surpresa positiva a esperar da CDU.
Quanto ao seu cabeça de lista, parece me ser pessoa séria, demasiado introvertida, mas incapaz de promover o salto de qualidade e de progresso que o concelho precisa.
2- PS: Uma candidatura que reclama o passado histórico PS-Alpiarça da fase boa, mas que tenta ocultar o que de mau foi feito.
À semelhança do governo Sócrates da altura, localmente gastou o que tinha, o que não tinha e o que nunca viria a ter.
Tal como o Governo "Sócrates" é responsável pela entrada da Troika no País, o PS-Alpiarça e responsável pelo PSF que localmente é a mesma coisa. A perda de autonomia financeira do concelho!
Olhamos para a sua lista e salta à vista que se tratam de 2ªs escolhas.
A sua pré-campanha tem sido uma constante necessidade de afirmação que por muito que digam, não é reconhecida pela população.
Falando com o povo anónimo, as alternativas não passam pelo PS.
Há o sentimento de que as eleições se decidirão entre a CDU e o TPA, e este PS é um "outsider".
Ninguém reconhece às suas listas a qualidade que o PS teve nos primeiros mandatos. É por demais evidente, e só um cego o não reconhece, que o alheamento das pessoas que constituíam o MAR foi uma machadada da qual não recuperaram.
O seu cabeça de lista, tem a seu favor o curriculum académico, mas fico com a ideia que é incapaz de "encavar a enxada". Encontrou-a encavada pelos seus progenitores e tenta assumir um papel que não é o seu. Não me parece ter perfil para ser Presidente de Câmara, mas poderá dar um bom vereador. Precisa de tarimbar como vereador para ver que da utopia à realidade o caminho é muito grande e com muitos problemas.3-TPA: Nasceu contra a corrente. Num concelho bipolarizado CDU-PS, tenta encontrar o seu lugar ao sol. É constituído de longe pela melhor equipa que se apresenta a eleições. Gente com ideias novas, mas realistas e praticáveis. Tem no seu candidato à Assembleia Municipal alguém a quem a população informada está agradecida pela independência, ideal de defesa da população e liberdade partidária, que manifestou.
É uma coligação PSD-MPT, mas que até os seus adversários intimamente sabem que a lista se candidata sob essa coligação pelas dificuldades legais que a candidatura de uma verdadeira lista de independentes acarreta.
Não é preciso pesquisar muito para saber as barreiras que a lei eleitoral coloca às candidaturas independentes.
O candidato a presidente, alterna excelentes capacidades com situações menos recomendáveis.
A seu favor tem a experiência de vida, de ultrapassar dificuldades, e de negociação.
Começou logo por demonstrar a sua capacidade de negociação e de gestão ao constituir uma lista com pessoas independentes e com os que tendo pertencido a partidos, reclamavam a sua liberdade individual para aplicação das suas ideias.
Duvido que os outros cabeças de lista, sem a estrutura partidária por trás conseguissem sequer apresentar candidatura. So por isso, é um candidato a ter em conta.
Como todos, é um homem com virtudes e defeitos.
Os "handicap" já foram suficientemente escalpelizados, e, caberá ao povo na hora de votar colocar as virtudes e defeitos "na balança".
A conclusão, tal como dito no início é parcial.
Votar CDU é votar nos 4 anos passados. Cabe ao povo decidir se foi uma boa ou má governação.
Votar PS é votar numa lista simpática, mas com dificuldades enormes em ser reconhecida como alternativa à CDU.
Votar TPA, é votar num cabeça de lista não consensual, mas acompanhado de uma equipa que dá garantias de capacidade em ser uma alternativa muito séria à CDU.
As pessoas é que fazem a diferença e não os partidos! Reitero o que foi dito anteriormente; há optimas gestões de membros de um partido, como as há péssimas. Localmente não há "troikas", leis laborais, CEE,"saudosistas do passado", etc , coisas com as quais o povo tem de se preocupar nas legislativas. Há uma eleição para orgãos locais e quem ganhar vai gerir simplesmente o municipio e para isso é preciso que o povo escolha quem tem capacidade de mudar o rumo.
Precisamos de criação de emprego, investimento, obras SOCIAIS (e não mais betão), modernização estruturas, elevação do nível académico e cultural, despartidarização da vila, etc.
Cabe ao povo tomar uma decisão complicada: qual a equipa que é capaz de o fazer.

10 comentários:

Anónimo disse...

Este post não é só parcial, é completamente comprometido com a candidatura do PPD/PSD. MPT. Começa a tentar que pareça uma análise neutra e depois percebe-se que é dum daqueles que se costuma sentar na mesa dos Águias ou que costuma entrar na porta da sede de candidatura. Só um desses é que vê as coisas desta maneira, porque não contactam com os alpiarcenses, só falam entre si e um diz mata o outro diz esfola. Pensam que fora daquele círculo também é como eles pensam. Andam iludidos.

Anónimo disse...

Eh, Xico, já viste que há algum desses que aparentemente estão contigo que já assumem aqui que tu não tens hipóteses mas diz que os que tens contigo são bons candidatos? O que me dizes a isto, Xico? Tu costumavas ser mais esperto, Xico. Estão a querer passar-te a perna. Olha lá!

Anónimo disse...

Ao senhor que vende sardinhas: Não precisa de dizer que é parcial, já há muito que tinhamos reparado na sua imensa capacidade de vestir a pele de outros. Umas vezes é aquele que vive fora mas analisa a campanha como se estivesse bem no meio, outras é o popular dos lugares, outras é o entendido em análise politica, etc. etc.
Só lhe digo que está em boa escola e pelos vistos está a aprender rápidamente a lição do seu professor.

Anónimo disse...

Pois é! As duas ou 3 pessoa que ainda estão neste movimento começam a querer afastar o líder para serem eleitas. Como já perceberam que para a Camara com o Xico como cabeça de Lista vão ter uma derrota estrondosa começam a tentar salvar a Assembleia Municipal ara ver se lá ficam e não desaparecem da cena política. Quem será, quem será ?

Além do nome queimado na praça o Chico Cunha ainda vai servir de escadote para os outros subirem.

Anónimo disse...

Gostei de ver o senhor que vende sardinhas a tirar fotos a seu ídolo, Santo Santiago e Vice Versa ali para os lados da barragem. Dois rapazes muito charmosos a tirarem fotos um ao outro. Bonito espectáculo sim senhor !

Anónimo disse...

Ao autor parcial eu só digo isto: continue a repetir que as pessoas é que interessam nas autárquicas e não os partidos. Vai longe com essa conversa. É que se vocês estão mal de partidos (PPD PSD MPT) ainda estão pior de pessoas (desonestos intelectualmente e não só, troca tintas, ressabiados, egocêntricos, individualistas, quer mais?). lol

Anónimo disse...

Pode dizer o que quiser, mas se alguma vez pensou que as pessoas na hora de votar não olham para a setinha virada para cima em tons de laranja, está muito enganado e é um ingénuo nestas lides da política e um desconhecedor do sentir dos alpiarcenses. Uma pessoa assim, para além de tudo isso, também não gosta da sua terra. Se gostasse, respeitava o seu povo.

Anónimo disse...

Finalmente...!

Finalmente um apoiante do PSD/TPA reconhece claramente que o seu candidato a presidente tem "situações menos recomendáveis" e que esses defeitos ("handicap") "já foram suficientemente escalpelizados» ! Só posso elogiar a sua honestidade ! Está, implicitamente, a considerar como verdadeiras as graves dúvidas aqui levantadas pelos leitores (coisa que eu próprio não ouso fazer sem provas...) e só falta ser consequente com essa posição e não votar no PSD/TPA !

Ou acredita que o cabeça de lista, que lançou o movimento TPA, não vai condicionar o resto da equipa com as suas práticas e ideias, para não falar das "cobranças" do próprio PSD que até lhe é ideologicamente próximo?

Anónimo disse...

Esta candidatura do Francisco Cunha é uma vergonha. Agora andam a dar garrafas de vinho ás pessoas no porta porta. Valia mais o candidato Cunha agarrar no dinheiro do vinho e pagar o que deve, mas tinham de ser muitas milhares de pipas de vinho.
Que falta de respeito o Santiago a rir se para uma senhora e a dar uma garrafa. Ganhem mas é vergonha.

Anónimo disse...

O quê? A dar garrafas de vinho? Não há moral nenhuma nesta gente. Usam todos os truques para enganar o Zé Povinho. E para mais dão vinho do Xico, ele que está com o nome na lama em vez de tentar levanta-lo, dá vinho. Vejam lá a preocupação que ele tem com as dívidas. Nem dorme de noite, o coitado.
É mesmo vergonhoso.