.

.

.

.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

O enquadramento – Espaço de resposta a dúvidas levantadas ao post

 Caro António Centeio,
Antes de mais muito obrigado pelo publicação do meu post e tal como combinado, hoje é dia de resposta a algumas questões colocadas pelos nossos leitores.
O enquadramento – Espaço de resposta a dúvidas levantadas ao post
Caro Observatorium, antes de mais muito obrigado pela sua leitura atenta.
A sua questão é bastante pertinente e permite-nos levantar diversas questões, sobre as quais me tenho debruçado ultimamente e que, infelizmente, no levam a pensar que para muitos a politica não passa de mais um jogo de interesses em prol, não só  de protagonismo, mas também de tacticismos muito pouco claros e isentos de ética.
Analisando profundamente a sua questão, creio que a opção do Dr. Rosa do Céu em detrimento da Dr.ª Regina Ferreira, tem uma explicação muito lógica e que demonstra bem a personalidade das pessoas com as quais lidamos diariamente.
Assim sendo e voltando seis meses atrás, o que tínhamos de expectável em termos de futuro político em Alpiarça? Muito provavelmente uma luta a dois (CDU vs PS), que em nada iria valorizar a luta pelo poder, ou seja, à partida esta seria sempre uma luta perdida, no entanto apesar de perdida, a derrota poderia ter dois significados que são os seguintes.
Com a Dr.ª Regina Ferreira o colapso não seria tão grande, ou seja, iria haver uma aproximação de votações, o que colocaria automaticamente a candidata como 1.ª opção para daqui a quatro anos.
Agora questiono eu, isso serviria os interesses do Dr. Rosa do Céu?
Claro que não, pois com o resultado menos mau da Dr.ª Regina, o poder dentro da concelhia contrabalançava novamente o que fazia com que o mesmo perdesse o controlo dentro da mesma e assim deixaria de ser voz activa dentro da mesma e quem sabe ser ele a indicar o candidato daqui a quatro anos.
Na minha opinião o pensamento dele foitenho a consciência que neste momento contra a CDU a derrota é mais do que provável, mas daqui a quatro anos não, como tal, candidatamos o Eng.º Pedro Gaspar, que está menos preparado e vamos construindo um trabalho em que ele obedecerá não só a mim, mas também aos interesses do PS na região, o que com ela é improvável, pois a mesma é muito mais vertical e menos condescendente com os favores que se costumam trocar no PS”. Esta é a minha óptica daquele momento!
Se Rosa do Céu soubesse o que sabe hoje, muito provavelmente, o panorama político local poderia ser diferente, pois o eleitorado fiel ao PS estaria com a Dr.ª Regina, o Movimento Todos por Alpiarça (MTA) teria mais dificuldade em reunir pessoas de diversas sensibilidades como conseguiu e o ambiente político estaria muito mais dividido para todos os lados.
Por agora não me vou alongar muito mais, mas fica a promessa de que este tema será mais aprofundado nos próximos posts .
Por: José Júlio

7 comentários:

Anónimo disse...

Sr, José Júlio o seu ponto de vista não deverá estar muito longe da verdade, só penso que deveríamos acrescentar a este cenário uma realidade.
Um PS unido apoiado por um movimento “Alpiarça é a Razão” apoiando a Drª Regina teria mais hipóteses de ganhar do que afirma.
Somando a qualidade dos elementos das listas da CDU com o facto da candidatura MTPA ficar com muitas dificuldades para se manter, a mais certa subida dos votos do PS com a ainda mais certa descida dos votos da CDU, a vitória de um dos partidos seria a meu ver por menos de 100/200 votos ficando muito dependente da campanha.

Por isto a candidatura da Drª Regina seria um golpe ainda mais profundo no ego do Dr. Rosa do Céu. É que o poder de influência que ele detém (ou pelo menos detinha) advém do facto de ter sido até hoje o único que ganhou aos comunistas.

E pior que ser desacreditado pelo PS central seria ser desacreditado pelo PS Alpiarça.

Anónimo disse...

Compreendso a analise porque a mesma é propria de quem olha pelo exterior. E tem toda a legitimidade para o fazer. O problema é que não conhece nada bem nem a DRA Regina nem o Eng. Pedro Gaspar. Se o candidato do PS fosse assim tão flexivel de coluna teria mandado embora o Moreira?
E sew a Dra Regina fosswe assim tão vertical teria mandado a filha Joana para as listas do Cunha?

Bem, considerações à parte, o que me parece importante referir é que a CDU já acordou para a vida! Ja pereceberam que a luta vai ser PS vs CDU porque a candidatura do Cunha está condenada ao fracasso.

Asssim sendo voltam os comentários de ha uns meses atrás a tentar descredebilizar o Eng. Pedro Gaspar.

A vitoria da CDDU está muito longe de ser um dado adquirido. Quem sabe não ha uma surpresa como em 1997?

Anónimo disse...

Ao das 15:55, ´tenho umas coisas para lhe dizer e sei do que falo.
O Pedro é bom rapaz e pode vir a ser um excelente politico, mas de certeza que não o será como Presidente de Câmara e é claro que não é tão vertical com o a Regina, pois se o fosse tinha-se imposto às ordens do Quim e tinha tentado juntar-se à Regina.
Quanto a ela mandar a filha para a lista do Xico,não sei se mandou, mas antes de mandar teve de haver convite e se houve esse convite é porque a rapariga tem valor e não precisa da mãe como trampolim.
Quanto à luta ser entre PS e CDU... Deve de estar a viver noutro mundo que não o meu e o de todos os Alpiarçenses, analise bem como trabalha a equipa do Cunha e depois veremos os resultados.

Anónimo disse...

eu posso ver como trabalha a equipa do cunha..muita propaganda, muito marketing,...mas ideias novas e inovadoras para esta terra, ainda não vi uma...não quer dizer que as visse nos outros candidatos

Anónimo disse...

Ao comentário do Sr. José Júlio eu ainda acrescentaria que o Rosa do Céu percebeu que, tendo Regina Ferreira como candidata e provável vencedora, com ela estariam as pessoas que ele não manobra dentro do PS/AR. Logo, ele não seria o presidente sombra como ambicionava. E aí, achou que poderia aproveitar a grande ambição de um jovem facilmente manipulável, mesmo que se arriscasse a uma grande derrota. Realmente, foi esperto, mas não o suficiente para perceber que outro movimento viria a aproveitar esta falha e puxar a si precisamente alguns dos que ele sabia que não iria manobrar.Mas descanse o povo alpiarcense, esses não serão manipuláveis onde quer que estejam. Agirão de acordo com a sua consciência e o que acharem melhor par Alpiarça.

Anónimo disse...

Eu vi hoje em Santarém na concentração organizada pelas comissões de utentes do Ribatejo todos os eleitos da CDU ao lado dos utentes na defesa dos seus direitos. Os outros candidatos tiveram num bom petisco algures, regado com o bom vinho oferecido pelos patrões, boa iniciativa para derrubarem os mais desfavorecidos.

Anónimo disse...

E a comissão de utentes de Alpiarça que lhe aconteceu ???? só se viam quando a Sonia Sanfona trouxe os medicos cubanos para Alpiarça