.

.

.

.

sábado, 1 de junho de 2013

" Muralha Vasco Gonçalves"


Quem não se recorda da canção de Carlos Alberto Moniz: " Força força, companheiro Vasco, nós seremos a muralha d´aço...
Não será este muro enorme dos Patudos, uma homenagem ao primeiro ministro dos sucessivos governos provisórios pós 25 de Abril, Vasco Gonçalves, uma figura ímpar da Revolução de Abril que foi imerecidamente esquecida. 
Sugiro, com todo o respeito, que se coloque uma placa na muralha de aço dos Patudos: " Muralha Vasco Gonçalves". Que fica aliás frente a uma avenida ao longo da barragem dos Patudos com o nome (proposto pelo executivo do PS/Alpiarça) de outro lutador antifascista, Manuel Lopes Vital, cuja morte continua até hoje envolta em mistério. Saíu de casa na sua bicicleta para ir resolver uns mal-entendidos com os seus camaradas do PCP e voltar ao seu trabalho de luta e propaganda partidária. Foi encontrado morto nesse mesmo dia.
Por uma questão de rigor histórico talvez alguém arranje coragem, (Quem sabe?) para nos contar o que verdadeiramente aconteceu com este alpiarcense. 

Noticia relacionada:
"São iguais aos israelitas": 

5 comentários:

Anónimo disse...

Isso aí será muito mais devagar. O Partido Comunista Português, como força clandestina organizada na altura, terá em arquivo (se não foi destruído) apontamentos pormenorizados sobre a ocorrência.
O seu filho e distinto cirurgião alpiarcense, professor doutor Pratas Vital, ainda hoje busca a verdade dos factos.
Mistérios que o tempo um dia acabará por apagar da memória.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentador das 13:52. E mais. O seu filho busca a verdade e nunca acusou o PCP de assassinar o seu pai, embora não possa ser descurada a hipóteses de ter sido morto por um camarada comunista, mas que se saiba não a mando do partido. Mas pronto talvez alguém saiba mais qualquer coisa e um dia esclareça o filho... quem sabe?

Anónimo disse...

Ainda me encontrei com o Vital Prates alguma vezes, no ultimo ano da sua vida 1950, eu tinha apenas 12 anos e ele vinha visitar o meu pai.Não, não viviamos em Alpiarça nessa época distante. A unica coisa que posso dizer é que o senhor Vital Prates já não era funcionário do PCP na altura da sua morte. Ouvi até hoje várias versões deste crime Mas a verdade segundo mo disseram ele foi abatido por uma pessoa que lhe devia dinheiro por algum trabalho que ele fez, numa taverna alí para os lados de Alcochete, esta versão ouvia da boca de um tal " CHAINHO" Já falecido que estava presente, ele garantiu-me que a esposa sabe como se passou esta cena. DUVIDO mas...

Anónimo disse...

Há vários relatos sobre a morte de Manuel Vital. Porém, nenhum deles é conclusivo. Por isso, a dúvida mantém-se desde há cerca de 60 anos.

Anónimo disse...

A verdade, "verdadinha" alguns a saberão. A maioria nunca o saberá. Mas talvez ajude ler o 3º Vol. da Biografia Política de Álvaro Cunhal, da autoria de José Pacheco Pereira, nomeadamente a Pág.60,67,69,71,73-4,84,264 e 276.