.

.

.

.

sábado, 8 de junho de 2013

ASSINATURA DO CONTRATO DE GESTÃO DELEGADA


Os sete municípios accionistas – Alpiarça, Almeirim, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas – assinaram, no passado dia 6 de Junho, o contrato de gestão delegada de abastecimento de água e saneamento na empresa intermunicipal ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA. Este documento reflecte os compromissos assumidos pelos accionistas para um horizonte temporal de 40 anos (2013-2053).

O montante de investimentos previsto é de 340 ME e incidirá sobretudo na remodelação das redes de abastecimento e saneamento e na renovação dos equipamentos existentes nas diversas infraestruturas. Concluídas as obras em que esta empresa intermunicipal está a investir 130 ME até 2016, haverá intervenções de manutenção, remodelação e substituição de redes e equipamentos.


A ÁGUAS DO RIBATEJO abastece de água uma população de 145 mil pessoas num território com 3280 km2, onde a empresa já assegura mais de 90% na cobertura do tratamento de águas residuais.
Apesar dos elevados investimentos, o Presidente do Conselho de Administração garantiu que os consumidores não serão sacrificados com actualizações expressivas dos tarifários. “Somos uma empresa que não procura o lucro, temos preocupações sociais que os novos membros do conselho de administração, cuja composição dependerá das eleições autárquicas, irão manter com toda a certeza”, disse Sousa Gomes vincando que não se vislumbra a entrada de capitais privados na empresa que é detida apenas pelos sete municípios. 
Recorde-se que o Plano de Investimentos iniciado em 2009, que compreende as 3 primeiras fases do Plano, a executar até 2017 (2016, no caso do Abastecimento) totaliza um valor global de investimento de 130 Milhões de Euros, que inclui investimentos de menor dimensão que não foram financiados pela União Europeia.
Com a conclusão deste plano estão assegurados níveis de cobertura superiores a 90% no saneamento e a 95% no abastecimento de água em todos os concelhos onde a AR presta serviços.
«CMA»

Sem comentários: