.

.

.

.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"0 SEU A SEU DONO" Reposição da verdade para que restem dúvidas

PARTE 1
Ata de 10 Setembro da Câmara Municipal:

- Imposto Municipal de Imóveis – IMI Valor percentual para o ano de 2013 DL
287/2003 de 12 de novembro na redacção atualizada. Nos termos e de acordo com a legislação em vigor propomos para o ano de 2013 as seguintes taxas de IMI: (...) Prédios Urbanos avaliados nos termos do CIMI
0,5%;
Deliberado por unanimidade concordar com a proposta dos valores de IMI para 2013.
Nada mais havendo a tratar foi a reunião encerrada pelo Sr. Presidente, eram vinte e uma horas e vinte minutos, da qual, para constar, se lavrou a presente ata que foi aprovada em minuta para efeitos de execução imediata.
E eu, Maria do Céu Augusto, a exercer funções de Chefe de Divisão Administrativa eFinanceira, servindo de Secretária, a redigi e assino.
Ata de 6 de Novembro de 2012 da Câmara Municipal
- Município de Alpiarça – Proposta nº 13/2012 do Presidente da Câmara – Imposto Municipal de Imóveis (IMI) – Aprovação do valor das taxas a aplicar para o ano de 2013 – Revogação da deliberação da Câmara Municipal de 10 de Setembro de 2012.
O Presidente explicou que se trata de revogar a deliberação que fixava as taxas a aplicar pelo município em sede de IMI, depois de o Presidente da Assembleia Municipal ter avançado na última reunião daquele órgão com uma série de argumentos de natureza técnica e política que poderiam legitimar a aplicação de taxas mais baixas, sem que se ferisse os pressupostos do Plano de Saneamento Financeiro. 

Noticia relacionada:
(...)

Neste momento pediu a palavra o Presidente da Assembleia Municipal, para intervir.
Tendo-lhe sido concedida a palavra, o Presidente da Assembleia disse que não concordava com a ideia expressa pelo Presidente da Câmara quando este diz que o peso que esta decisão terá no valor final do IMI tributado ao contribuinte não é significativo face ao aumento do imposto que se prevê decorrente das reavaliações dos imóveis. O Presidente da Assembleia acha que o contributo da Câmara pode ser decisivo para atenuar as dificuldades por que os munícipes vão ter de passar no
próximo ano e, como tal, considera que, existindo como existe margem de manobra para aplicar taxas ainda mais baixas do que a taxa intermédia aqui proposta, se deveria optar por fazê-lo. Tanto mais que a aplicação da taxa intermédia, isto é, de 0,4%, mantém a taxa do ano passado. Tendo em conta o aumento de receita prevista com as reavaliações de imóveis, o Presidente da Assembleia considera que é expectável que se consiga cumprir o Plano de Saneamento Financeiro mesmo aplicando a taxa mínima de IMI que aliviaria significativamente os orçamentos das famílias. 

PARTE 2 

A Vereadora Sónia Sanfona interveio dizendo que considerava muito meritória a intervenção do Presidente da Assembleia em sede da Assembleia Municipal, argumentando sobre a possibilidade de se baixar a taxa deste imposto , assim como foram muito positivas as propostas que os eleitos do PS apresentaram sobre esta questão. De facto, a Vereadora votou favoravelmente a proposta inicial partindo do princípio de que a Câmara estaria obrigada a aplicar as taxas máximas. Não sendo assim, e tendo em conta o que consta nos pareceres que a Câmara pediu, a Vereadora julga que resta ao Presidente da Câmara apresentar uma proposta que seja confinante com a obrigação que a Câmara ainda assim está adstrita, a de maximizar as receitas em função das regras do Plano de Saneamento, ou seja, entende a Vereadora que cabe ao Presidente decidir até quanto é que pode baixar a taxa de imposto mantendo o pressuposto da maximização das receitas. Acrescentou que, embora pessoalmente gostasse muito que as taxas a aplicar pudessem ser as mais baixas possíveis, julga que não é possível fazer isso, dado que os municípios não podem pôr em causa a exequibilidade da sua contabilidade. Por essa razão, a Vereadora vinha preparada para votar favoravelmente qualquer proposta que o Presidente apresentasse, tendo por certo que a análise que em cima referiu tinha sido feita pelo Presidente e pelos serviços. 
Ata de 26 de Novembro de 2012 da Câmara Municipal
Sendo assim, o Presidente propôs que se votasse a revogação da deliberação de Câmara de 6 de Novembro e se votasse a nova proposta de taxas que fixaria o valor mínimo de 0,3% para os prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI, sendo que os restantes valores não sofreriam alteração relativamente à proposta inicial. A Vereadora Sónia Sanfona declarou que a intenção das vereadoras da oposição é votarem favoravelmente esta proposta, sendo que prepararam uma declaração de voto que pretendem ler depois da votação e anexar à acta, a qual resume a posição que as vereadoras mantiveram desde o início relativamente a este processo.
Antes de avançar para a votação, o Presidente deixou nota do seu reconhecimento pela lisura e correcção com que as vereadoras acompanharam este processo.

Noticia relacionada:
"MÁRIO SANTIAGO: "O seu a seu dono"": 

12 comentários:

Anónimo disse...

Este MS há-de ser velhinho e ninguem se lembrará dele e ele vai contionuar a levantar este assunto. Não sabe dizer mais nada o homem!

Anónimo disse...

O mais vergonhoso disso tudo é terem emitido um comunicado à população como se os 0,3% de taxa de IMI fosse a SUA proposta.
Quem esteve mais atento e não usa palas sempre soube desde a 1ª hora quem queria 0,5% e quem se bateu pelos 0,3%.
É por isso que, independentemente do que votarei nos outros orgãos, na Assembleia Municipal votarei no Mário Santiago.
Fosse candidato pelo PS ou pela CDU, votaria sempre nele.
É candidato do TODOS POR ALPIARÇA?
É nele que voto, e estou-me a marimbar no partido ou movimento que representa.

Anónimo disse...

Se isto fosse a URSS já tinham feito ao Santiago aquilo que fizeram aos detractores do regime soviético. Mas estamos em democracia e por muito que custe agora ao Mário Pereira tem que levar este pesado fardo até às eleições não pode ignorar que foi o Mário Pereira e Carlos Jorge Pereira que quiseram legitimar o assalto fiscal aos alpiarcenses. E ainda dizem mal da Tróica. A Tróica ao pé deles são uns santinhos.

Anónimo disse...

Este MS tem uns ciumes do presidente que até faz impressão... Até é ridículo. Parece aquela do "meu pai é mais alto do que o teu".

Anónimo disse...

Tomara que esse vaidoso do Santiago ter uma décima parte da inteligencia e postura que o Professor Mário Pereira tem. o Mário Pereira é uma pessoa boa que sabe estar sempre do lado dos trabalhadores. Esse Santiago vendeu-se ao grande capital e aos amigos da TROIKA.
Não faz cá falta nenhuma assim como o Jorge Atela nem os que quiserem ir também com eles.
No PCP só queremos os verdadeiros comunistas que sabem respeitar a decisão deste GRANDE COLECTIVO e que mais uma vez vão mostrar que são os únicos que sabem desenvolver Alpiarça. Niguém duvide que o caminho certo é o caminho so socialismo rumo ao comunismo para uma sociedade perfeita. Vanmos fazer de Alpiarça um exemplo para todos o mundo

Anónimo disse...

TODA A GENTE SABE QUE FOI GRAÇAS AO MÁRIO SANTIAGO QUE O IMI TEM A TAXA MÍNIMA PORQUE O PRESIDENTE DA CÂMARA E VEREADORES PRIMEIRO QUERIAM A TAXA MÁXIMA, DEPOIS A TAXA INTERMEDEIA E DÓ DEPOIS DA INSISTÊNCIA DO MAIO SANTIAGO É QUE SE APROVOU A TAXA MÍNIMA, porquê agora tanta polémica?
Obrigado Dr. Mário Santiago

Anónimo disse...

Anónimo das 14:40 é importante que as pessoas de Alpiarça vejam quem é o grande coletivo que gere os destinos da camara e dos Alpiarçenses, valha-nos DEUS. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=383874611724818&set=a.105901822855433.11814.100003068465940&type=1&theater

Quando me disseram eu não queria acreditar, quem são os braços direitos do controleiro!

Anónimo disse...

OLÉ OLÉ
ELE É LIXADO
ELE É O NOSSO........
MÁRIO SANTIAGO!

OS ALPIARCENSES
NUNCA SE ESQUEÇEM DE TI
POIS TODOS SABEM
QUE ÉS O SR IMI!

Joaquim José Bernardo... Brasil disse...

O senhor das 17.45, está julgando que se dirige a você mesmo. apresente você aqui a parte da Ata de qual foi a bancada que apresentou o imposto obrigatório do vosso governo o 0,3 % do IMI e depois falaremos quem mentiu , quem. A vossa educação é no mínimo pior do que um " ASNO".

Terra nossa disse...

cambada de hipócritas, pois nunca souberam fazer politica a não ser suja ou seja de opressão e com demagogias baratas pois o povo já não vai nelas acordem a URSS já acabou em 1991.
Abram essas mentes e pensem em construir algo melhor para Alpiarça, criar ideias e pelas em pratica é assim tão difícil...

Anónimo disse...

ainda bem que a Internet já nos diz as verdades. Já não são os CONTROLEIROS QUE DIZEM O QUE AS PESSOAS DEVEM ACREDITAR.

Vao-se contentando com os velhinhos porque esses agora já nao querem abrir os olhos.

Anónimo disse...

Uma minoria de fanáticos, ainda levantam o braço e dizem éie hitler, querem vir governar o poder local com o apoio do PSD o partido do governo e da Troyka, qual é a sociedade que defendem para o bem de todos? Saltam do IMI para a URSS, vamos lá verificar o que foi mau na defunta URSS: Médico de graça, ensino de graça,uma casa de um casal com três filhos de graça, um emprego obrigatório. E agora que o capitalismo lá entrou, como é?