.

.

.

.

sábado, 16 de julho de 2011

Alpiarça precisa de um presidente que não tenha “pachorra” mas dinâmica e que seja arrojado

OPINIÃO
Conforme noticiado num semanário regional, Mário Pereira, Presidente da Câmara encontra-se muito preocupado com o desenvolvimento de Alpiarça porque «segundo os resultados preliminares dos últimos Censos, revelados recentemente pelo INE, Alpiarça perdeu cerca de 3,9 por cento da sua população em apenas uma década».
O suficiente para o «executivo da Câmara de Alpiarça, liderado por Mário Pereira (CDU) querer apostar em desenvolver políticas de dinamização do tecido económico do concelho e consequente fixação de habitantes».
«Para inverter esta tendência de desertificação das regiões periféricas, que é transversal a todo o país, Mário Pereira acredita que a solução passa precisamente pela actuação das autarquias como motores de desenvolvimento e promotoras de bem-estar social para as populações residentes».
Curiosamente só agora Mário Pereira mostrou estar preocupado por saber que Alpiarça perdeu «cerca de 3,9% da sua população» o que se deduz que até esta "descoberta” pouco se preocupou pela resolução dos problemas que todos sabíamos e sabemos existir, causando assim esta perda de habitantes.
Curiosamente é também Mário Pereira não dizer como vai arranjar soluções para criar «politicas de dinamização do tecido económico do concelho e consequente fixação de habitantes».
Temos muitas dúvidas que Mário Pereira e todo o executivo da CDU alguma vez sejam capazes de dinamizar o tecido económico do concelho.
O Executivo da CDU nestes quase dois anos de mandato já demonstrou, e bem, que em termos de dinamização do tecido económico não fez absolutamente nada.
Que nos diga quais as empresas que foram criadas ou que constam no recente relatório da “Nersant”.
Sem a criação ou instalação de empresas nunca haverá desenvolvimento no tecido económico.
Mas pelo menos ficam os leitores do semanário com a sensação que Alpiarça é uma terra voltada para o futuro onde o desenvolvimento vai ser de tal forma que a população até vai aumentar.
Valha-nos a forma como os políticos nos tentam convencer de que tudo o que dizem e prometem se vai realizar quando todos sabemos que não é bem assim.
A prova está na diminuição dos habitantes.
Claro que a culpa é sempre dos outros.


Propomos ao executivo da CDU que aprenda a fazer negociações como os concelhos vizinhos (Almeirim/Santarém).
Exemplificamos com as notícias publicadas no “O Ribatejo”:

«Sousa Gomes come a sopa e Moita Flores paga a conta. A maravilha” da gastronomia mais próxima é a “sopa de pedra” do vizinho concelho de Almeirim, mas é o Município de Santarém que vai pagar os 120 mil euros do concurso das “7 maravilhas da Gastronomia» ou então como o «Município de Santarém que rifa um carro em segunda mão, que vale mil euros, para financiar os clubes» mandando fazer mil rifas para as entregar aos clubes e estes que as vendam se querem dinheiro.
Se Alpiarça tiver astúcia para negócios deste tipo talvez haja mais desenvolvimento e os organismos locais comecem a ter iniciativas próprias e deixem de viver à “mama” da autarquia para que comece a haver iniciativas de cariz próprio que são estas que criam o apregoado “desenvolvimento” e também uma forma de acabar com os Boys do PCP que estão em tudo que é “sitio”.
As promessas que os políticos nos fazem às vezes até nos fazem crer que tudo o que dizem e prometem é verdade
E porque na notícia o tema foi o “Melão” mais uma vez se falou na “promessa” da certificação do “Melão de Alpiarça” mas o mesmo ainda não tem qualquer certificação.
Promessa esta que já vai para dois anos, tantos os que o Festival do Melão têm para curiosamente só ser falada quando se aproxima o festival.
Fontes: “Correio do Ribatejo” e “O Ribatejo”
Esta “Opinião” pode ser lida em:
http://www.facebook.com/note.php?created&¬e_id=10150251503368451#!/
ou em:
http://www.facebook.com/antoniocenteio

1 comentário:

Anónimo disse...

«segundo os resultados preliminares dos últimos Censos, revelados recentemente pelo INE, Alpiarça perdeu cerca de 3,9 por cento da sua população em apenas uma década».
Deve ser para colmatar esta falta de população, as rusgas de ciganada que vemos rua abaixo rua acima desta Vila Tranquila,sem nada fazer a não ser aquilo que todos sabemos.
População desta, quanto mais longe melhor!

Um alpiarcense