.

.

.

.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quem controla secretamente Portugal porque os Ministros têm medo de falar ao telemóvel?

Os membros do novo Governo têm recorrido preferencialmente às suas contas de e-mail pessoais, bem como aos seus telefones privados, para comunicarem entre si, em vez de usarem a rede de comunicações governamental.
«É uma questão de cautela e de segurança», adiantou ao SOL uma fonte do Executivo, garantindo, porém, que tanto os e-mails como os telefones oficiais «estão a ser usados normalmente»... mas apenas em casos de troca de informação não confidencial ou não reservada.
O titular de uma pasta importante vai mais longe: «Eu sou ministro, tenho responsabilidades, e evito falar ao telemóvel de coisas que tenham importância para a República portuguesa. Isso é inaceitável!».
O SOL apurou que os membros do Governo – incluindo o primeiro-ministro – têm recorrido a contas do Gmail (correio electrónico do Google) sempre que há comunicações mais confidenciais ou reservadas. Isto porque os membros do novo Executivo ainda não têm confiança na segurança e inviolabilidade dos servidores e dos sistemas de informática da Presidência do Conselho de Ministros e dos ministérios.
E daí o recurso ao Gmail: os servidores estão sediados fora de Portugal (nos EUA e espalhados pelo mundo) e são dificilmente violados por ‘intrusos’ nacionais.
«Sol»

Sem comentários: