.

.

.

.

domingo, 1 de maio de 2011

A CONCELHIA DO PSD PRECISA DE UM “FORTE ABANÃO”

João Brito

Mas um “abanão dos grandes” para sair da estagnação em que se encontra.

Não fosse o deputado municipal João Brito a dar um “ar da sua graça” nas sessões da Assembleia Municipal quase pensaríamos que o PSD não existe em Alpiarça quando na verdade tem alguns militantes e muitos simpatizantes. Os suficientes para João Brito ter sido eleito.
Mas João Brito não pode continuar a ser o “salvador” dos sociais-democratas no Concelho ou estar na rectaguarda para resolver os problemas, nomeadamente na angariação de militantes ou de conseguir que as estruturas locais funcionem, mesmo que seja a “meio gás”.
É este deputado municipal que dá «a cara pelo partido» e que serve de “elo de ligação com a “distrital” ou outros órgãos do partido.
Em termos locais a sua imagem está desgastada como dificilmente conseguirá passar de deputado já que ser presidente da autarquia é quase impossível.
Não fosse João Brito já há muito tempo que ninguém se lembraria do PSD/Alpiarça por causa da sua inércia, cujos dirigentes adormeceram no tempo para não dizermos que são “sempre os mesmos”.
Quem assiste às sessões da Assembleia deve ter já reparado que João Brito é dos poucos deputados que antes de se sentar olha para a bancada a fim de ver quem por ali está e que seja social-democrata.
Um “sentimento de frustração” que João Brito sente porque raramente consegue ver um seu correligionário sentado numa das cadeiras do auditório.
Nem um representante da Concelhia de Alpiarça ali está para ver e ouvir o que João Brito apresenta e discute mais parecendo o deputado social-democrata que está fazendo uma “travessia no deserto”.
João Brito não merece nem é digno deste “abandono” e muito menos daqueles que o deputado ajudou a fazer parte dos órgãos da concelhia onde alguns são seus familiares.
A política exige um enorme esforço e satura a imagem de quem está “sempre a dar a cara”.
Existem momentos únicos na vida de um político em que este se deve “retirar da cena” para que a sua imagem não saia “desgastada ou queimada”.
Brito tem dado o seu “esforço” para que o PSD continue a ter militantes e simpatizantes em Alpiarça como trabalhado imenso para que a “concelhia” ainda continue de “portas abertas”.
João Brito já deu o que tinha a dar à social-democracia alpiarcense.

Está na altura de dar o lugar a outro porque supostamente não está “agarrado ao poder” como é hábito nalguns políticos.
A “Concelhia” precisa de um forte abanão mas daqueles bem grandes para que os “que nada fazem” dêem lugar a quem quer fazer e que muito pode dar à política alpiarcense.
Abra-se as portas da “Concelhia” aos mais novos para que “nada continue na mesma”.
Para isto já basta a péssima imagem do “PSD/Alpiarça” no Facebook cuja página está para os visitantes como está a “Concelhia”: não passa do mesmo e a informação é sempre a mesma.
Existem alguns jovens interessados em avançar para a liderança do PSD/Alpiarça e, ainda não avançaram porque a oposição constante de João Brito tem dificultado a aproximação dos mesmos.
O deputado às vezes esquece-se que devemos dar oportunidades aos mais novos e a quem tenha ideias diferentes das nossas.
Aqui, João Brito, é um “osso duro de roer” porque às vezes parece ser daqueles que defendem o princípio de: “quem não está comigo logo está contra mim”
Talvez seja um dos motivos para que os dirigentes do PSD/Alpiarça sejam sempre os mesmos porque Brito não deixa aproximar-se (da concelhia) quem pretende ocupar o lugar que já foi seu ou de quem Brito meteu na Concelhia que em certos momentos “até parece estamos todos em família”.
João Curvacho em tempos quis aproximar-se da Concelhia dando a conhecer os seus interesses em ser um forte candidato a “presidente da Concelhia” ou porque não “ um forte candidato a presidente da Câmara”.
O “ataque cerrado” que lhe fizeram no interior do partido e as exigências apresentadas contribuíram para que se retirasse mandando João às “malvas” aqueles que se lhe opuseram.
O que a Concelhia do PSD/Alpiarça lhe negou, – para além do contacto que lhe foi feito pela antiga candidata a presidente da Câmara de Alpiarça, América Cravo, mas que se perdeu no tempo – fez com que este jovem esquecesse a “politica social-democrata alpiarcense” para viver para o mesmo partido mas noutra localidade onde o seu trabalho está em destaque por causa da sua dedicação e ideias que apresenta.
Em conversas mantidas com João Brito já lhe mencionamos outro jovem que poderá vir a “engrossar”o activo da Concelhia do PSD.
Carlos Coutinho
Ficámos com a sensação que não tem nem terá o “aval” de João Brito por razões que nos escapa comprovando assim a “tese” que mais atrás apresentamos.
Referimo-nos concretamente a Carlos Coutinho.
Um jovem promissor que poderá vir a ter um “grande futuro” pela frente em termos políticos porque profissionalmente já demonstrou que é uma grande gestor e cuja experiencia adquirida bastante falta faz a Alpiarça.
Em conversa que tivemos recentemente com Carlos Coutinho, porque acompanhamos de perto a sua actividade profissional como as suas iniciativas para que as possamos publicitar, ficamos a saber da sua disponibilidade para se candidatar a presidente da Câmara pelo PSD.
É uma “carta que não está fora do baralho” tendo nós notado que a decisão é “apenas uma questão de conversa” porque o resto acontecerá por consequência.
Para que haja mudanças na casa dos sociais-democratas e para que exista rejuvenescimento é preciso diálogo mas João Brito e outros teimam em não deixar o lugar nem se deixam substituir.
João Brito é o homem que mexe “os cordelinhos” no PSD.
Então saiba compreender e aceitar que é altura de dar lugar aos mais novos para além das divergências pessoais que possam haver entre quem deve sair e de quem deve entrar.

3 comentários:

democrata disse...

Se o PSD em Alpiarça está moribundo deve-se exclusivamente ao sr. Brito. Quem diz que o PSD tem alguns militantes tem razão mas podia ter muitos mais como já teve se o sr. Brito descesse à terra e reconhecesse que o seu tempo passou. Que eu saiba o Dr.Carlos Coutinho já foi candidato e não foi eleito porque teve menos um voto do que o sr. Brito. Os actuais militantes escolheram e agora já é o cunhado dele que é o presidente mas mais ninguém se candidatou porque o sr. Brito diz que o Dr. Carlos Coutinho era um cancro na concelhia e devia ser banido. Ele assim fez e foi para a concelhia de Santarém para ñão incomodar o sr. Brito que não se enxerga como candidato que só c onsegue ter pouco mais de 100 votos quando o PSD tem cerca de 800 nas eleições legislativas. Se o sr. Brito fala dos seus adversários do seu próprio partido como fala o que é que se pode esperar da concelhia em que é ele que decide à boa maneira ditatorial. Ainda ele andava a governar a vida lá pela França e pelo Canadá já o PSD existia com muita força em Alpiarça. Desde que ele chegou à concelhia vê-se a decadência do partido em Alpiarça. As qualidades que tem como político estão à vista e os militantes e simpatizantes continuam a votar no PSD com ou sem o sr. Brito ou a sua família que ele comanda na concelhia. Quanto a candidato à câmara vejo que qualquer militante jovem faria melhor que o sr. Brito assim tivesse liberdade para levar o partido na concelhia a chegar aos novos tempos que o sr. Brito não pode representar. Como democrata gostava que o PSD tivesse alguém que o fizesse mostrar que está vivo para bem da democracia que precisa de poder e oposição à medida dos novos tempos. Com o sr. Brito não vai lá e arrisca-se a ter sempre candidatos que o sr. Brito escolhe e que tem cada vez menos votos.

Anónimo disse...

S estamos há espera do Carlos Coutinho para " salvar Alpiarça" estmos tramados. Ele já há muito que quer saber disto. Não é com o PSD que nos safamos. Se não for o Alpiarça é a Razão......

Anónimo disse...

O anonimo das 23H56 da-me vontade de rir!
Será que pensa que as pessoas não sabem ver que esse dito movimento e Socrates são a mesma coisa??
Continuem a votar neles e logo veremos o belo futuro que se avizinha.Deixem-se de ser liricos!