.

.

.

.

terça-feira, 31 de maio de 2011

UMA CENTENA DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM APRENDEM PROCESSO DE TRATAMENTO DE “ESGOTOS”


Alunos do Pré-Escolar de Paços dos Negros, Raposa, Fazendas de Almeirim e Marianos, visitam ETAR ALMEIRIM/ALPIARÇA

A ETAR DE ALMEIRIM/ALPIARÇA recebeu esta manhã uma centena de crianças das escolas do Pré-Escolar de Paços dos Negros, Raposa, Fazendas de Almeirim e Marianos. Os alunos, com idades entre os 3 e os 6 anos, tiveram oportunidade de conhecer a estação que foi reabilitada recentemente e onde estão a ser tratadas as águas residuais dos locais onde vivem e de outros dos concelhos de Almeirim e Alpiarça. A curiosidade foi mais do que muita perante as explicações da técnica da ÁGUAS DO RIBATEJO que acompanhou a visita.
Na ETAR, que funciona com uma sistema de lagoas descobertas, existem várias espécies de aves que se têm reproduzido nos últimos meses conferindo uma maior biodiversidade ao espaço de 18 hectares inserido próximo do Paul da Goucha, uma das jóias paisagísticas da região.
Estas visitas inserem-se no plano de sensibilização ambiental que a ÁGUAS DO RIBATEJO desenvolve em parceria com os municípios, agrupamentos de escolas e Associação Ambientalista Quercus.
As crianças demonstram interesse em conhecer percurso dos “esgotos” desde que saem das suas casas ou escolas até serem canalizados para o rio.
“Não sabia que quando faço aquilo na sanita, bem parar aqui”, referiu André, um dos participantes na visita. “Podemos tomar banho naquela praia?”, questionou Joana, apontando para uma das “enormes” lagoas da ETAR.
As obras do sistema intermunicipal ALMEIRIM/ALPIARÇA custaram mais de 4,2 milhões de euros (68 % financiado pela União Europeia) e foram realizadas durante um ano. O Sistema Intermunicipal entrou em funcionamento de forma progressiva ao longo do primeiro trimestre de 2011. Com a entrada em funcionamento deste sistema, as águas residuais são tratadas, sendo encaminhadas posteriormente para o rio, livres de fontes poluentes.
O passo seguinte é a sensibilização de todas as indústrias, explorações agrícolas e outras actividades que não têm tratamento de águas residuais para procederem às ligações à rede de saneamento. A Administração Hidrográfica do Tejo (ARH-TEJO) será rigorosa na fiscalização de eventuais incumprimentos.





Sem comentários: