.

.

.

.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Passos Coelho quer acabar com alguns feriados

Passos Coelho quer acabar com alguns feriados porque "precisamos de racionalizar melhor o gozo dos feriados e temos de acabar com alguns deles".
Este desejo mais não é que os efeitos da imposição da Chanceler alemã Angela Merkel sobre o excessivo número de dias de férias dos portugueses.
Passos Coelho está a mexer num tema bastante complicado porquanto a grande quantidade de feriados que temos são quase todos religiosos o que levará a igreja a contestar a ideias do líder do PSD.
Não se esqueça Passos Coelho que Cavaco Silva então primeiro-ministro, perdeu as eleições por causa de querer acabar com o “Dia de Carnaval. Para contornar a situação e não sair beliscado era não retirar o ‘feriado’ mas permitir que os trabalhadores pudessem trocar o dia por um “dia de férias”.
No entanto a ideia do social-democrata não deixa de ser discutível. Se repararmos que vivemos num estado laico, onde existem apenas feriados oficiais de uma religião quando em Portugal existe vários credos, nenhum destes tem no calendário o seu ‘feriado’ excepto a religião católica.
A possibilidade de permitir o uso de um “ dia de férias” acabaria por ser benéfico como permitiria que outras religiões pudessem ter o seu próprio ‘feriado’.
Mas há feriados que não devem acabar, mesmo sendo religiosos, tais como o ‘Natal’ e a ‘Pascoa’.
Por: António Centeio

Sem comentários: