.

.

.

.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais de 9,6 milhões de pessoas podem votar nas legislativas


Um total de 9.626.305 cidadãos estão inscritos para votar nas eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho, segundo dados oficiais da Direcção-Geral da Administração Interna.
Numa resposta por escrito a questões colocadas pela agência Lusa, a DGAI informa que no território nacional estão inscritos 9.431.197 eleitores, aos quais se somam 195.108 inscritos pelos círculos da Europa e Fora da Europa.
Para as eleições presidenciais de 23 de Janeiro estavam inscritos 9.656.476 eleitores.
"A diferença entre os dois valores totais de inscritos justifica-se pela diferença entre os dois universos eleitorais abrangidos (relativamente aos cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, as condições para o direito de voto são diferentes nas duas eleições) e com a actualização permanente e automática do recenseamento eleitoral", explica a DGAI.
Por outro lado, nos inscritos dos círculos da Europa e Fora da Europa não foram incluídos 41.083 inscritos que apresentam devolução por duas vezes consecutivas dos sobrescritos contendo os boletins de voto.
No total, dezassete forças políticas apresentaram listas às legislativas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais.
«JN»

Sem comentários: