.

.

.

.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Portugal tem 5 mil milhões de facturas incobráveis

 Em Portugal existem mais de cinco mil milhões de euros incobráveis e o Estado é a entidade que mais tempo demora a pagar as facturas.
De acordo com a empresa de gestão de crédito e cobranças Intrum Justitia, que inquiriu seis mil empresas em 25 países europeus, as facturas incobráveis em Portugal, isto é, facturas que chegam ao fim do ciclo de vida sem serem pagas, aumentaram em 14% em 2010.
O inquérito concluiu que, em Portugal, os incobráveis atingiram os 3,3% (acima da média europeia de 2,7%), correspondente a cerca de cinco mil milhões de euros em facturas incobráveis.
Ao todo, na Europa, há mais de 312 mil milhões de euros de dívidas incobráveis, o que segundo o estudo, é mesmo "superior aos pacotes de ajuda externa a Portugal, Grécia e Irlanda", ainda que o comportamento seja diferenciado entre países.
Se na Alemanha, o valor dos incobráveis caiu 8% em 2010, já na Inglaterra os incobráveis subiram 33%.
Quanto ao Índice de Risco de Pagamentos (IEP), a Intrum Justitia posiciona Portugal na 24.ª posição entre os países com o risco de pagamento mais elevado, logo atrás da Grécia.
Depois de vários anos em que Portugal ocupou sucessivamente a última posição, a deterioração da situação helénica levou a uma aparente melhoria da posição de Portugal neste 'ranking', ainda que o valor do país no índice se tenha agravado (de 185 para 186).
Segundo Luís Salvaterra, Director-geral da Intrum Justitia Portugal, este agravamento relaciona-se com a crise económica que o país atravessa.
"Problemas nos pagamentos são estruturais em Portugal, mas agravam-se quando a economia está mal. As medidas tomadas em termos de restrição à economia, caso do aumento dos impostos ou da redução do rendimento disponível, fazem com que os pagamentos sejam efectuados mais tarde", afirmou o responsável na apresentação do estudo.
«DE/Lusa»

Sem comentários: