.

.

.

.

domingo, 22 de julho de 2012

FMI favorável a descida da TSU para jovens

 A redução da TSU, que o Governo está a estudar no âmbito do próximo OE, deverá aplicar-se aos jovens desempregados e aos que estão a trabalhar.
Este é, pelo menos, o entendimento que o Fundo Monetário Internacional (FMI) tem sobre a redução das contribuições que incidem sobre os trabalhadores, sabe o Diário Económico. Recorde-se que actualmente já está em vigor uma descida da TSU, mas que está dependente da criação de um posto de trabalho.
No relatório sobre a quarta avaliação do programa de ajustamento português, o FMI defende a redução da TSU como forma de aumentar a competitividade nacional e estima o seu impacto orçamental em cerca de 800 milhões de euros. O Fundo considera ainda que o corte da taxa deve dirigir-se aos jovens e/ou com salários mais baixos.
O Governo português ainda não assegurou que avança mesmo com a redução, tendo assumido apenas que está a estudar essa possibilidade no âmbito do Orçamento do Estado para 2013.
Os trabalhos de preparação deste documento já começaram, mas apenas em Agosto, quando a ‘troika' estiver em Lisboa para a quinta avaliação ao programa de ajuda externa, a equipa de Vítor Gaspar discutirá com mais detalhe esta matéria com as autoridades internacionais.
Até agora, Gaspar admitiu apenas que o objectivo é aplicar a eventual redução a certos segmentos, ou seja, não será uma redução generalizada, e que deverá ter um impacto limitado nos cofres do Estado.
«DE»

Sem comentários: