.

.

.

.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Centro de Saúde de Alpiarça

  Centro de Saúde de Alpiarça
“Os Verdes” questionam Governo sobre falta de médicos

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Alpiarça. O Deputado ecologista questiona ainda sobre a possibilidade de reabertura da extensão de saúde de Frade de Baixo, também no Concelho de Alpiarça.

PERGUNTA:

No passado dia 17 de Julho de 2012, a Comissão de Utentes da Saúde de Alpiarça promoveu, em conjunto com a população, uma vigília junto ao Centro de Saúde local, para exigir a colocação de médicos naquele posto de saúde e a reabertura da extensão de Frade de Baixo, pelo menos uma vez por semana.

A saída dos médicos de nacionalidade cubana que exerceram funções durante quase 3 anos neste Centro de Saúde, deixou 4000 utentes sem médico de família, dificultando ainda mais o acesso aos cuidados de saúde tão necessários a uma população na sua maioria idosa. Esta situação, que decorre do facto do contrato dos médicos cubanos ter chegado ao fim, era previsível e poderia ter sido evitada com o prolongamento dos contratos até à colocação dos novos médicos.

O acesso aos cuidados de saúde da população do concelho de Alpiarça é ainda agravado pelo encerramento da extensão de Frade de Baixo que serve os habitantes dos lugares de Frade de Baixo e Frade de Cima, lugares com uma população envelhecida, com baixas reformas e sem acesso direto a transportes públicos.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde, me possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Para quando a colocação de mais médicos no Centro de Saúde de Alpiarça?
2 – Já foi avaliada a possibilidade de reabertura da extensão de saúde de Frade de Baixo, pelo menos uma vez por semana?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”

Sem comentários: