.

.

.

.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A "Geração Rasca" ou a "revolução silenciosa no mundo do trabalho"


Evidentemente que ambos fazem falta. Mas não podemos enterrar a cabeça na areia. O que existe em relação aos salários é simplesmente a lei mais antiga de regulação dos negócios: a lei da oferta e da procura.

Se pagam a um soldador ou a um electricista especializado um salário superior a um engenheiro, não é por causa de nenhuma cabala contra os engenheiros.
É simplesmente porque há excesso de oferta e pouca procura.
Se existissem soldadores ou electricistas mais baratos decerto que quem paga, procuraria pagar menos.
Como sabe que pagando menos não consegue arranjar nenhum, paga o que o mercado dita.
O mesmo se aplica a alguns ramos de engenharia, ou a outros licenciados.
O empregador procurará pagar o mínimo possível porque existe excesso de oferta.
É meu entendimento que estamos a assistir a uma revolução silenciosa no mundo do trabalho e que no futuro um "canudo" vale o que vale se não vier acompanhado de experiência na prática.
A mentalidade portuguesa do licenciado que lhes caem os parentes na lama se sujar as mãos terá de mudar.
Vemos engenheiros estrangeiros que não se distinguem dos operários a não ser nos conhecimentos técnicos.
Não foi por acaso que li há dias o presidente de uma associação de emigrantes em França desabafar que os licenciados portugueses que chegam aos milhares a França vão com a ilusão que só têm de trabalhar na sua área.
Acrescentava o senhor ( "No futuro o fato macaco irá substituir a gravata.....": ) que ofertas de empregos "menores" (lavar pratos, limpezas, etc) eram liminarmente rejeitados e preferiam passar fome a aceitar.


Alguém que não seja "menino-bem" o que faria era garantir um meio de subsistência e depois sim, procurar um emprego compatível com as qualificações.

Mas a geração que se diz "arrasca" mas a quem tudo foi dado de mão beijada não sabe, nem quer saber o que é fazer sacrifícios como o fizeram os seus pais e avós.
Não entendem que para um empregador pesam as habilitações, mas também a vontade de trabalhar e de superar as adversidades. 

Sem comentários: