.

.

.

.

sábado, 28 de julho de 2012

Os boys dos partidos e das empresas municipais


É pena que em Portugal o Governo não seja capaz  (porque não quer) de criar legislação como esta que foi aprovada em Espanha (Governo espanhol aprova penas de prisão para gestores públicos). Talvez acabássemos de vez com os Isaltinos, as Isabeis, os Valentins, os Moitas Flores e  os Macários, entre outros.  

Acabariam também as trapalhices das empresas municipais que são umas gastadoras do dinheiro público e que apenas servem para sustento dos boys partidários

.Não bastasse, ainda lhes pagam chorudos vencimentos quando os seus os gestores não são capazes de rentabilizar as mesmas e muitos menos serem  penalizados pelas “asneiras” que fazem.

Empresas municipais que gastam à "grande e à francesa", algumas continuamente com um passivo a longo prazo,onde o lucro não existe (ex: Cooperativas) mas que  teimam em gastar os poucos recursos que possuem,  mesmo que para a sua existência tenham que andar sempre a receber "avales" de quem as devia mandar encerrar;

Empresas que tem o monopólio (ex. distribuição de água) que se dão ao luxo de fazer obras de vários milhões sem possuírem capital social que lhes garanta o retorno do capital investido porque sabem à partida que qualquer imprevisto que possa surgir os custos serão imputados aos consumidores ou ainda empresas que tem um capital social mínimo mas que são detentoras de um parque automóvel que envergonha qualquer empresa de “Rente a Car”, etc..

Outra questão desta lei espanhola que penaliza fortemente os infractores é a pena de prisão para quem falsear a contabilidade ou ocultar documentos e informação que resultem em prejuízos para a entidade pública.

Todos sabemos que a contabilidade autárquica nem sempre corresponde aos factos e a sua adulteração passa ao lado das instâncias fiscalizadoras já que  as “artimanhas” e respectiva “engenharia financeira”  é de tal modo perfeito que é difícil descobri-las ou encontrá-las. 

Infelizmente as inspecções levadas a efeito só se preocupam com o que é receita/despesa do dinheiro do Estado permitindo assim o desvio de verbas.

São estas pequenas coisas que nos mostram as grandes diferenças entre países tão próximos mas tão diferentes

António Centeio

2 comentários:

Anónimo disse...

Temos em Alpiarça uma Cooperativa de capitais públicos já que o seu maior accionista é a Câmara.
Um Cooperativa, a AgroAlpiarça, que ninguém sabe qual é o seu património, quanto trabalhadores tem, quais o valor das suas dívidas, quem é o avalista nos empréstimos, o que vende e o que gasta.
Apenas poucas pessoas sabem da situação desta cooperativa mas que é paga com dinheiro publico, do povo e quem a gere não torna publico aquilo que todos tem o direito de saber.
A AgroAlpiarça mais não é do que um “covil politico” que dificilmente consegue ter lucros mas que os seus responsáveis teimam em não encerrá-la para continuar a ser uma pedra basilar de um sistema que finge estar a mesma a ser bem gerida e rentável.
Há muito que a Agroalpiarça deveria ter as suas portas encerradas e o seu pouco património vendido.
No entanto o povo continua a permitir estes devaneios e a sustentá-la com o seu dinheiro como se justifique a sua existência.

Anónimo disse...

É o modelo que o PCP propunha para o País... "Agroalpiarças" por todo o lado.

O comentário põe o dedo na ferida:

"ninguém sabe qual é o seu património, quanto trabalhadores tem, quais o valor das suas dívidas, quem é o avalista nos empréstimos, o que vende e o que gasta."

Já agora acrescento; quando terminam os gastos de dinheiro público?

Depois acrescenta e muito bem, é PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO, mas ninguem sabe o que todos têm o direito a saber

Congratulo-me que nesta cruzada pela transparência da aplicação dos dinheiros públicos haja mais cidadãos a questionar os políticos de como o dinheiro tem sido e é gasto.
Ia escrever investido, mas a expressão correcta é GASTO uma vez que não aporta qualquer retorno financeiro.

Por quanto mais tempo vamos ter de pagar "Agroalpiarças" quando existem tantas carências no serviço à população?

Assim tem sido gasto o dinheiro público há 40 anos.

Uns, criam empresas municipais e organismos desnecessários para acoitar os boys, outros criaram cooperativas sem qualquer viabilidade que duram, e duram...

E o povo paga...pá....!!!