.

.

.

.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O caso da Joana, é diferente!

Nem oito, nem oitenta! A Presidente da Junta não passou a ser uma VIP política, nem a CDU é tão má como querem dar a entender.
Até ontem, a Srª Presidente da Junta era criticada por não apresentar trabalho relevante e ninguém lhe reconhecia grande capacidade para o desempenho da função.
Comparada com os P.J. anteriores ninguém lhe reconhecia especiais méritos ou capacidade de gestão.
Outros, criticavam por estar a tempo inteiro sem necessidade e sem justificação, por passear no "carro do povo", etc...
Bastou a "rapariga" dar uma entrevista em que criticava publicamente os seus camaradas do partido, e passou de "besta a bestial".
As hienas (oposição), a quem não se lhes reconhece qualquer actividade útil ou capacidade para inverter a situação política alpiarcense tentam aproveitar-se das escaramuças do PCP/CDU.
Parecem abutres ou hienas no ataque à carniça.
A juntar a isto, ainda há quem entenda que se transmitem genes politicos... ou que ser opositor a um regime deposto há quase 40 anos é sinónimo de bom gestor ou bom político.
Eu que não pertenço a qualquer partido, tenho autonomia para criticar qualquer um deles.
Por não me rever minimamente no funcionamento interno de qualquer um, mantenho a minha liberdade de opinar, criticar, protestar quando colidem com a minha condição de contribuinte e cidadão anónimo.
Optei pela independência.
Mas, e há sempre um mas... não me aproveito das estruturas partidárias para ser eleito, ter um salário, ter uma viatura de serviço, ou qualquer outra benesse.
Tendo sido eleito por um partido, e sendo militante, devo-lhe obediência, respeito e tenho do defender mesmo que tenha opinião contrária.
Pertencer a um partido, ou a uma empresa é pertencer a um colectivo.
As discordâncias, as críticas, devem ficar no seu seio.
Ao longo da minha vida profissional, em muitas coisas discordei da política da minha empresa.
Essas situações discutia-as internamente e sempre que me pediam opinião.
Na minha relação como trabalhador e representante da empresa, sempre defendi a sua imagem para o exterior de acordo com o que me era pedido e exigido.
Em resumo, fazer parte dum colectivo não pode ser apenas quando nos dá jeito.
Se discordamos totalmente temos três opções:
1- Conseguimos fazer valer INTERNAMENTE os nossos pontos de vista e a empresa ou a estrutura do partido muda.
2- Saímos, mudamos de empresa/partido e integramos uma estrutura que seja consentânea com as nossas aspirações.
3- Não aceitamos nenhuma das opções anteriores e estando dependentes duma estrutura, remetemo-nos ao silêncio.
Concluo dizendo que o Mário Santiago foi eleito como independente.
Pode manter a sua independência política, embora tendo sido eleito nas listas da CDU.
Não concorda com a acumulação do Osório e do Brasileiro, não tem de se calar.
Não deve obediência politica ao partido, a não ser que haja um pacto secreto de "não crítica".
O caso da Joana, é diferente!
Não foi eleita como independente, e por isso deve escolher uma das três opções que indiquei.
Enquanto for militante do PCP/CDU deve defendê-lo, deve-lhe obrigações, deve-lhe solidariedade política.
A imagem que tem de transmitir, ainda que não concorde é a posição oficial desse partido.
Tem outras opções... escolha UMA!
Opinião de um leitor
Pode ler esta noticia no Facebook
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000638794050
Noticia relacionada
 O mais interessante nesta candidatura da Joana é q...

15 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em parte mas não totalmente. Mesmo os militantes devem ter capacidade de critica e não terem de andar a reboque da opinião do partido a que pertencem. Para isso, bastava um deputado numa assembleia e não vários.
O Santiago assumiu uma posição que no meu ponto de vista mostrou bastante transparência colocando questões morais e éticas à frente de interesses partidários.
A Joana, embora militante tem a obrigação de representar quem nela apostou (e foram os eleitores) e exprimir as suas opiniões, porque é uma MULHER (não é um pau mandado), porque é ALPIARCENSE (e não uma pessoa qualquer que veio mandar bitaites na terra dos outros) e é Presidente da Junta.
Já os Osórios e Celestinos não são nada, não passam de fantoches na mão de quem está mais preocupado com outros interesses do que os dos ALPIARCENSES.
Estou contigo Joana. Parabéns !

Lídia Elbling Amanhã disse...

Lídia Elbling Há sempre a hipótese de ser independente não deixando de defender a sua ideologia mas evoluindo...........
Amanhã vamos "esmiuçar" isto! Já é tarde e o raciocinio pode estar "ensonado"
(Do Facebook)

Anónimo disse...

Ao comentador das 22:58 quero dizer-lhe que eu admito a crítica, as ideias individuais, tudo isso.
Mas, integrando um partido isso deve ser discutido internamente enquanto houver essa hipótese e houver a possibilidade de dialogar.
Se transportar isso para uma empresa, qual seria a imagem que daria dizendo aos clientes da mesma (neste caso os eleitores) que a empresa não presta, que os seus colegas ou chefes não prestam?
No mínimo arriscava-se a um processo disciplinar e eventual despedimento.
A roupa deve ser lavada no local próprio e não na comunicação social.
Pode haver falta de democraticidade interna no PCP/CDU-Alpiarça, mas isso é outro assunto.

Anónimo disse...

Senhor anónimo das 00:07 (falarmos no anonimato é facil não é ?):

Então e que fazer quando dois militantes de um partido contrariam publicamente questões de transparencia quando o seu partido defende exactamente o contrario, não deveriam também ser sujeiros a processos de disciplinares. Pois é fácil ver apenas para um dos lados quando estamos desse mesmo lado.
Pois eu admiro muito a coragem da Joana. Tomaramos nós mulheres sermos assim corajosas e não andarmos sempre com medo daquilo que nos pode acontecer ou porque somos o sexo freaco ou porque os outros acham-se que se encontram num nivel superior ao nosso e não nos respeitam.

Anónimo disse...

«A imagem que tem de transmitir, ainda que não concorde é a posição oficial desse partido»

Quem escreveu isto deveria propor no partido que em vez do partido ser composto por muitas pessoas poderia ser composto por exemplo por apenas 1 pessoa, já que os que tem uma opinião diferente não poderiam dar a conhecer publicamente essa opinião. Por causa disso é que o PCP nunca tem mais de 1 digito de percentagem nas eleições

Anónimo disse...

O QUE SE PASSA EM ALPIARÇA ? O QUE ANDA AI O RESPONSAVEL DO PARTIDO A FAZER PARA DEIXAR ISTO ACONTECER ?

Anónimo disse...

Pactos Secretos de Não Critica ? O que é isso? O PCP é alguma sociedade secreta ou quê ?

Anónimo disse...

À Srª das 9:49, o anonimato, tal como o SEU não é condenável desde que se discutam ideias e não a vida privada das pessoas.
É um direito que temos...
Habituei-me desde sempre a discutir ideias e é sobre isso que comento.
Em relação a quem acha que um partido pode ter 1000 opiniões, eu perguntaria então para que existem os partidos se depois cada qual exprime publicamente e individualmente a sua?
São opiniões, mas concebo a política de outra maneira.
TODOS podem e devem discutir TUDO sem limitações no INTERIOR do partido e depois de democráticamente ser encontrada uma posição maioritária deve ser essa a voz do partido para o exterior.
Isso foi feito?
CORAGEM é dizer cara-a-cara, com os visados presentes, que não se concorda com a situação e fundamentar a posição
Por aqui me fico..

Anónimo disse...

Nos partidos tem que se resolver as diferenças de opinião internamente. Lembrem-se da entrevista dada pela Sra. Vera Noronha ao Mirante. Admitiu agora que o PS tinha tido problemas internos quando ela estava na assembleia municipal, mas nunca deixaram transparecer nada. Assim é que deve ser! Ou o PS é uma sociedade secreta, conforme fala o sr. anónimo anterior? O que deve ser para uns já não deve ser para outros? O que eu acho é que o PS ainda tem que ensinar alguma coisa aos cachopos que existem na CDU.

Anónimo disse...

É lamentável e preocupante o silêncio da comissão Concelhia de Alpiarça do PCP, sobre as questões da ÉTICA, sobre a transparencia tão defendida pelo partido, como também na defesa dos seus militantes, principalmente o apoio que deveria ser público em relação à Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia Dr.ª Joana Serrano.

Anónimo disse...

É lamentável e preocupante o silêncio da comissão Concelhia de Alpiarça do PCP, sobre as questões da ÉTICA, sobre a transparencia tão defendida pelo partido, como também na defesa dos seus militantes, principalmente o apoio que deveria ser público em relação à Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia Dr.ª Joana Serrano.

Anónimo disse...

Essa da Vera Noronha e não transparecerem nada para fora deve ser para cair para o lado á gargalhada concerteza. Quem ia às Assembleias Municipais nos tempos do PS sabia bem a tensão que existia entre a Vera com alguns eleitos do PS.
A Dra. Joana Serrano teve uma coragem invulgar e digo mais: Só pela atitude dela, tenho agora um respeito muito maior pelo partido que pertenço. É que afinal, e finalmente demonstramos que não somos os tais CASSETES que tanto gostam de nos chamar.
Parabens, a atitude só demonstra abertura, frontalidade e superioridade ética, coisa que os VELHOS DO RESTELO nunca fariam embora andem a tentarem defender-se mas cada vez está mais dificil.
E por aqui me fico. Agora venham lá os tais Velhos do Restelo, que até parece que alguém concorda com eles a não ser eles próprios e quem anda atrás do tacho como eles.
PCP SEMPRE, mas com GENTE SÉRIA !

Anónimo disse...

Não sei se isto vai ficar por aqui. Ainda hoje falei com outro militante de peso que também disse estar farto destes joguinhos e que já faltou mais para por a boca no trombone sobre quem são verdadeiramente essas pessoas que querem estar em todo o lado, a acumular cargos contra a opinião dos colegas e camaradas.
Querem apostar que a corda vai partir por onde menos se espera ?

Anónimo disse...

Parece que estamos a assistir aqui a uma manobra de duas ou três pessoas bem orquestradas para "malhar" e tentar desestabilizar pessoas de um partido que a maioria do povo alpiarcense elegeu como seus representantes no Concelho.
Vamos lá a ter calma. A dor de corno um dia vai passar.E para as próximas eleições candidatem-se pode ser que também tenham um taxito no município.
Mas não arrangem estas trocas e baldrocas que para complicações já bastam aquelas que nos deixaram os sucessivos governos de direita e pseudo-esquerda que tivemos nos últimos 30 anos.
Tenham calma e sejam felizes.

Um independente

Anónimo disse...

Estou a ver que deveria ter ficado de ferias mais 3 semanas. Chego a Alpiarça e deparo-me com uma guerra no seio do PCP por causa de uma simples entrevista em que a Sra Presidente de Junta dá a um jornal e onde expoe a sua discordancia face à posição de 2 colegas seus ?
E daí ? não podemos exprimir os nossos pontos de vista, as nossas convicções, etc ?
Não foi isso que nos deu o 25 de Abril ? a Liberdade de expressão!
Então o PCP que até é o partido campeão das causas da Liberdade tem alguma coisa que criticar esta posição que diga-se de passagem é bem compreensivel ?
O que me admira é como até agora não houve um puxão de orelhas bem forte ao Sr. Brasileiro e Sr. Osório, ou será que houve?
Estou curiosa para saber qual será a decisão futura de participar ou não na próxima Assembleia que se realiza. Por falar nisso, quando é a próxima Assembleia que eu acho que pela primeira vez vou ver essa gente a fazer figuras deploráveis. Pelo menos, sempre é melhor do que estar a ver os programas que a Televisão ultimamente tem apresentado
Cá estamos para ver