.

.

.

.

sábado, 30 de julho de 2011

Encerrado que está o “Festival de Melão” vamos a contas!

O certame custou aproximadamente 10 mil euros. Divididos irmãmente pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alpiarça. Esta última nem sequer se dignou fazer qualquer publicidade do evento no seu site.

Beneficiados:

- Os seareiros que venderam milhares de toneladas de melão e nem sequer um cêntimo de IVA vão entregar ao Estado, salvo raras excepções, se as houver;
- O Bar-Esplanada que “rebentou pelas costuras” mas talvez tenha de pagar parte do IVA sobre as vendas que efectuou.

Prejudicados:

Todo o comércio local, nomeadamente o que está implantado no Centro Cívico que não viu as suas vendas subir, restando a alguns comerciantes, muitos poucos, apanharem as poucas “migalhas” que caíram pelo caminho.
Este tipo de iniciativas faz lembrar as muitas etapas da Volta a Portugal que começavam ou terminavam na zona da Barragem e onde os milhares de visitantes e centenas de participantes após a partida ou chegada partiam para os concelhos vizinhos para não gastarem dinheiro algum no comércio local mas que a autarquia, com o dinheiro dos contribuintes, pagava milhares de euros pela realização do evento, ou seja: um determinado grupo de pessoas ganha o dinheiro e a autarquia paga as despesas dos certames  com o dinheitros de todos os municipes.
Esta visão da aplicação de verbas dos contribuintes deixa muito a desejar.
Consta e anunciado foi que o “Festival do Melão” «foi um sucesso».
Ainda bem!
Mas quem foram os beneficiados?
Os seareiros!
O que estes vão contribuir em termos de impostos e ganhos para ajudarem o desenvolvimento do Concelho?
Nada!
Na verdade temos que dar razão a Sérgio Teodósio quando afirmou que « Por muito que façam (os festivais) nunca vão conseguir retirar o chavão " melão de Almeirim " . Deviam isso sim promover o melão e realmente fazer uma feira em condições para promover o melão. O lugar ao lado da vala, pode ser muito bom para negociantes, mas como atracção turística, só afasta as pessoas».
Conclusão: as contas apenas beneficiam os seareiros e pouco mais.
Foto: "CMA"

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma pena a Camara não ter apoiado devidamente mais uma iniciativa organizada pela Joana e pelo restante Executivo da Junta de Freguesia.
Esperava muito mais expediente de Mario Pereira e seus pares que aparentemente andam mais preocupados com quezilias internas do que com o desenvolvimento De Alpiarça.

Cultus disse...

Senhor Centeio:

Peço imensa desculpa mas este tipo de comentário elevado a post mais me faz lembrar a máxima: preso por ter cão e preso por não ter.
Sinceramente estou-me borrifando se o festival é levado a cabo pela câmara, se pela junta e se são socialistas ou comunistas quem nos governam, (lá bem no fundo é tudo vinho do mesmo casco)mas penso que este tipo de iniciativas trás sempre algum valor acrescentado à terra, mesmo que sejam só os seareiros a ter o lucro.
Repare-se mesmo que se vendam parte dos melões e das melancias sem IVA é preciso não nos esquecermos que praticamente todos os factores de produção: combustíveis, plásticos, sementes, fitosanitários etc foram comprados com o IVA, logo é falso que o Estado (essa entidade cancerosa abstrata que nos corrói as entranhas)não arrecade uns largos milhares em impostos.
Depois veja-se outra coisa, no tempo em que alpiarça tinha perto de um milhar de seareiros de melão e nos anos em que esta fruta foi tabelada (até 1986 ou 87) foram os anos em que mais dinheiro se ganhou nos melões, mas foi igualmente o período em que alpiarça mais se desenvolveu. Os meloeiros ganharam dinheiro e investiram-no e concorde-se ou não ainda hoje vivemos um pouco à "babugem" desses tempos áureos. Por sinal já se questionaram como seria hoje Alpiarça sem o dinheiro que se ganhou nos melões? Era com certeza como algumas terras nossas vizinhas se não tivessem vendido tanto vinho feito à martelada.
Para finalizar: venham mais Festivais do Melão; Da cenoura; Do Pimento; do Milho e do que quer que seja. Mas que sejamos francos que digamos bem quando se faz alguma coisa e que digamos mal real quando não se faz!

Anónimo disse...

Realmente existiu falta de coordenação na organização da Feira do Melão.
R V

Anónimo disse...

O festival do melão foi promovido pela Junta?
É inacreditável que eu tenha procurado o programa do festival do melão no site da Junta e não tenha encontrado uma linha sequer.Então no maior veiculo promocional que a Junta tem não há uma mensagem sequer sobre o evento?
Isto é incompetência pura e simples, ainda para mais quando a presidenta parece que é formada em marquetingue, mas se calhar a internet é para ela chinês concerteza.
Realmente, para quem vive fora de Alpiarça, seja em Paris, seja na Polónia, ou em Lisboa, sabendo que o festival é promovido pela Junta, a primeira coisa que faz é procurar mais informações no site da Junta.Não é verdade?
Mas o que encontra é um zero absoluto. Nunca pensei que que as pessoas, ainda para mais jovens e espertos como a srª drªa Joana, o Sr. Orlando e a Srª Domigues, não utilizem esta possibilidade que chega a todo o mundo.Ou é só uma esperteza saloia e retrógada?
Realmente, perante tanta incompetência junta na Junta nada mais Alpiarça deve esperar desta gente para o seu futuro.O futuro assim apresenta-se muito negro não tenham qualquer dúvida e estaremos cá para ver para onde caminha uma Alpiarça sem qualquer prespectiva positiva, sem qualquer estratégia e sem vermos gente capaz de mobilizar as pessoas, pois as que vão entrando nas áreas do poder é só pelo seu cartão partidário e não por serem competentes ou por terem demonstrado capacidade nas suas actividades pessoais. Digam lá, entre os que estão na Camara e respectivos gabinetes e na Junta, quantos já demostraram capacidade de gestão?
Assim nos vamos alegremente afundando.Mas que ninguêm se furte às suas responsabilidades, porque isto é uma responsabilidade colectiva. Cada um dormirá na cama que fez. Se fez uma boa cama dormirá descansádamente, se a cama foi mal feita, ou feita de maneira descuidada, terá muitos pesadêlos. Os alpiarcenses vão ter muitos pesadêlos no futuro, não tenham dúvidas disso.
Podem dizer o que quiserem, lançar poeira para os olhos,tapar o sol com uma peneira, tentar demosntrar o contrário daquilo que todos vêm, que os resultados estarão aí perante todas as evidências. Nestas coisas não há milagres. Não há para Alpiarça, nem para o país. Só há competência ou incompetência.
O futuro só poderá estar nas mãos dos competentes.

Anónimo disse...

bom comentário, não vai a notícia principal porque?