.

.

.

.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Importância da Propriedade Industrial para o Desenvolvimento Regional

O Município de Chamusca apoia a conferência “A Importância da Propriedade Industrial para o Desenvolvimento Regional”. Promovido pela Sociedade de Advogados Alves Mendes, Jardim Gonçalves & Associados o evento terá lugar no dia 6 de Março a partir das 09h00 no Cineteatro da Chamusca.
Divida em três painéis dispostos sobre temas como: “Exemplos Regionais de Aplicação de Novas Tecnologias”; “Investimento, inovação e proteção dos direitos de propriedade industrial”; e “Impacto ambiental das novas tecnologias nas zonas rurais e regime fiscal aplicável a pequenas e médias empresas na área da propriedade industrial e novas tecnologias”, a conferência conta com a presença de convidados de várias empresas do Ribatejo, de entre as quais destacamos: Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal de Chamusca, que fará o discurso de abertura; Cátia Martins, Diretora de Produção SISAV; Dionísio Mendes, Presidente da Comissão Executiva da RETECORK – Rede Europeia de Territórios Corticeiros; João Coimbra, Administrador da Quinta da Cholda; Francisco Oliveira, Presidente da Empresa Águas do Ribatejo; Abílio Pereira, Engenheiro da Quinta da Lagoalva; Rui Igreja, ACHAR – Associação de Agricultores de Charneca; Pedro Cilínio, Diretor do IPAMEI para a área dos incentivos; Márcia Martinho da Rosa advogada da AM&JG, Sociedade de Advogados, RL e agente oficial para a propriedade industrial; José António Alves Mendes, sócio da AM&JG, Sociedade de Advogados, RL; Margarida Saquete, Advogada do grupo EGEO, José Pereira da Costa, advogado da AM&JG, Sociedade de Advogados, RL. O encerramento da conferência ficará a cargo de José Carlos Caldeira, Presidente da Agência Nacional de Inovação.
A questão da propriedade industrial surge através do fenómeno de globalização de que as empresas são alvo atualmente. O elevado nível concorrencial tende a ser cada vez maior e em sectores cada vez mais diversificados. As empresas têm como objetivo destacar-se no seio empresarial onde atuam, apostando no desenvolvimento de fatores de sucesso dos mercados, estimulando a sua competitividade e internacionalização.
Para Márcia Martinho da Rosa advogada da AM&JG, Sociedade de Advogados, RL e agente oficial para a propriedade industrial “A inovação tecnológica é um dos fatores-chave de destaque que as empresas mais utilizam. Uma inovação tecnológica associada a uma correta e adequada proteção a esse nível, assim como uma boa política ambiental, fiscal e de gestão, irão decerto traduzir-se numa maior produtividade e know-how da empresa. A proteção de direitos de propriedade sobre patentes, marcas, logótipos ou até mesmo de nomes de empresas e estabelecimentos, assegura uma maior proteção do investimento nas empresas a nível tecnológico e comercial e também a nível regional.”
Segundo Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal de Chamusca, “ter uma conferência sobre este tema na Chamusca é uma forma de dar a conhecer às empresas como podem proteger a sua propriedade industrial 

Sem comentários: