.

.

.

.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Europa trava camionistas e encarece exportações


O preço do transporte de mercadorias para a Europa vai "disparar" - antecipam as transportadoras -, com a proibição de pernoita no camião em França e na Bélgica. A Alemanha prepara legislação mais restritiva.
Entrou em vigor uma nova legislação em França e na Bélgica que proíbe os motoristas de transporte internacional de efetuar o seu descanso semanal, ao fim de 45 horas, a bordo dos veículos. "Se alguém transgredir, a multa é de 30 mil euros e a prisão do gestor da empresa", frisa Gustavo Paulo Duarte, presidente da Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (Antram).
A questão, sublinha, "é que nem sempre o tempo de descanso, que está devidamente regulamentado na União Europeia, ocorre numa área de serviço, onde existe segurança e o motorista tem onde descansar". Ou seja, "pode acontecer o motorista ter que abandonar o camião, sem segurança para o veículo e a mercadoria do cliente e, além disso, ter que se deslocar para a pensão ou hotel mais próximo, o que representa mais uma despesa".
Gustavo Paulo Duarte sublinha que já foram apresentadas várias queixas junto da Comissão dos Transportes, na União Europeia: "Não por Portugal, mas por outros países, que se anteciparam, e agora temos que aguardar a decisão".

«DV»

Sem comentários: