.

.

.

.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Tem alguma caução por reclamar? Há 18 milhões de euros à espera

Milhares de consumidores ainda não reclamaram as cauções relativas aos serviços de água, luz e gás canalizado. O dinheiro depositado num fundo criado para o propósito já rendeu 1,3 milhões de euros em juros.
O fundo criado em 2008 com o dinheiro das cauções de serviços de água, luz e gás canalizado respeitantes a contratos celebrados antes de 1999 tem 17,96 milhões de euros que ainda não foram reclamados pelos portugueses.
De acordo com o Público, este valor está à guarda da Direção Geral do Consumidor (DGC), mais precisamente no Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, e já rendeu 1,3 milhões de euros em juros.
De 2008 para cá, foram retribuídos aos consumidores 36,9 mil euros, dos quais a maior fatia (22,9 mil) diz respeito a contratos de água. Tudo o resto está por pagar, seja por desinteresse ou desconhecimento dos clientes. A maior parte (80%) é referente a cauções na área da eletricidade.
No passado mês de janeiro, foi aprovado um diploma que prolonga o prazo de reclamação destes montantes até ao final de 2015. Sem este alargamento, a data limite teria sido o último dia de 2014. Parte das cauções não ultrapassa um euro, mas outras chegam aos 150 euros.
Este documento obriga os prestadores de serviços e autarquias a publicar a lista de consumidores ainda não ressarcidos na internet e nos espaços de atendimento público de empresas como a Galp e a EDP.
«NM»

Sem comentários: