.

.

.

.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

A PALAVRA DOS LEITORES: "Era o que mais faltava senhor presidente!"

Quais são os meios que a CDU, a governar a Câmara Municipal de Alpiarça usa para informar a população do que se passa no seu Concelho?
Por: F. Mariano


Assisti com toda a atenção ao vídeo da reunião de câmara de 06.02.2015 já que me é impossível, por razões profissionais, assistir a esta reunião pessoalmente. E, há uma passagem, para além das "saídas" dos seus intervenientes a que já estamos habituados, que não posso deixar de registar e salientar:
O senhor presidente tem uma reacção quase que diria, de repúdio, pelo facto de um munícipe questionar sobre a não divulgação de análises que a câmara terá mandado fazer (naturalmente com dinheiro público) à água da barragem dos Patudos, cuja "eutrofização" fez manchetes nos jornais ao longo de todo o verão do ano de 2014.
O senhor presidente entende, e disse-o claramente, que essas chamadas de atenção e pedidos de informação devem partir dos vereadores da oposição e não dos munícipes. Parece-me que esta será mais uma das "pérolas" a juntar ao rol que este jornal tão bem tem referido.
Então os munícipes alpiarcenses, independentemente de os vereadores da oposição pedirem ou não pedirem, saberem ou não saberem, do que se passa com essas análises da água da barragem, não têm o direito de questionar o que se passa com um assunto de interesse público que lhes diz respeito?

Era o que mais faltava senhor presidente!



Será que essas análises vêm negar as tais "qualidades balneares" tantas vezes por si referidas? Será que o evento do Triatlo que homenageia a figura de Miguel Jourdan, está a ser posto em causa pelo resultado dessas análises?
Os alpiarcenses, em nome da transparência tantas vezes propalada por vossa excelência precisam de saber a verdade, senhor presidente!
E senhor presidente, para terminar, vou-lhe contar um segredo do meu foro pessoal: há dias entrei numa barbearia da Carregueira - Chamusca a fim de cumprimentar o mestre barbeiro, um velho amigo de longa data. E sabe o que encontrei naquela barbearia, senhor presidente? Alguns jornais e um Boletim Informativo da Câmara Municipal da Chamusca (mensal) informando os munícipes das ocorrências de interesse público, incluindo as contas: receitas, despesas, projectos futuros, projectos concluídos, projectos em curso etc. Isto sim, senhor presidente! A isto chama-se verdadeira transparência e diálogo com as populações.
Quais são os meios que a CDU, a governar a Câmara Municipal de Alpiarça usa para informar a população do que se passa no seu Concelho? É que há apenas meia dúzia de cidadãos a assistir às reuniões de câmara, onde estes assuntos são discutidos, senhor presidente. Já pensou nisso?
A população merece ser informada de como vai sendo gerida a sua terra. Do que foi feito e do que há por fazer. O que se deve e o que se paga, bem como o que se recebe. Porque só assim tomará consciência da verdadeira razão dos seus impostos e da competência ou não, das pessoas que governam o seu município.
Noticia relacionada:

"Video da reunião da Câmara Municipal de Alpiarça d...": 

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que vi a questão tem a ver com a não divulgação pelo presidente de uma alegada análise feita aos peixes mortos da Barragem, há já largos meses.
Sobre não existir em Alpiarça divulgação de Boletim Municipal, parece que se deve ao facto da oposição ter exigido que o Presidente cumpra uma determinação da Entidade Reguladora de Comunicação que obriga as autarquicas a disponibilizarem espaço para as oposições e o Presidente sabendo dessa determinação e não autorizando à oposição espaço no boletim municipal, sabe que quando sair um exemplar desse boletim terá provavelmente uma queixa na ERC, da qual não pode alegar desconhecimento.

Anónimo disse...

Em meu entender, o autor do texto faz aqui algumas observações interessantes. Também não se compreende muito bem a razão da hesitação do vereador do desporto em não avançar com o triatlo se a água não tem perigosidade para a saúde dos desportistas em competição, conforme tem sido defendido pelo executivo CDU. Menos se compreende a razão de não serem divulgados publicamente os resultados das análises da água e dos peixes mortos, entretanto enviados também para laboratório. Creio que isso interessa saber para podermos formar uma opinião séria sobre o assunto e mesmo para tomarmos as devidas precauções, se for caso disso, enquanto frequentadores da barragem, quer em passeios quer na pesca desportiva.
A conversar é que a gente se entende mas, perdoem-me a franqueza, a CDU fecha-se muito na sua concha e, se não houver alguém que tire a ferros alguma coisa, alguma informação, ficamos a saber o mesmo.
Ouvindo o presidente, ficamos também com a impressão de que a CDU ao disponibilizar o vídeo das reuniões de câmara na internet, acha que essa é a maior prova de transparência. Tanto assim, que o atraso de muitos meses nas actas das reuniões de câmara, não parece preocupar muito Mário Pereira.
É evidente que não é bem assim. Há muito mais para além da câmara que filma as reuniões, que interessa aos alpiarcenses. A vida de Alpiarça, não passa toda ela, necessariamente, pelas reuniões de câmara.

Vital Ferreira disse...

ESTE É UM EXEMPLO A SEGUIR NAS AUTARQUIAS COMO FAZ O GOVERNO CENTRAL

Segurança Social Após concurso, escolhidos são apenas figuras do PSD e CDS
Foram entregues cerca de 300 candidaturas e feitas 100 entrevistas no decorrer de um concurso público, mas nos centros distritais de Segurança Social pouco mudo. O poder está, novamente, nas mãos de figuras do PSD e CDS. A questão que se coloca é: onde está a despartidarização do Estado?
ECONOMIA Após concurso, escolhidos são apenas figuras do PSD e CDS DR
Até ao momento, foram escolhidos os dirigentes de 14 dos 18 centros distritais de Segurança Social. Uns com mais currículo do que outros, mas há um elemento que salta à vista: todos, à exceção de um, já tinham ocupado o lugar em regime de substituição, após nomeação dos partidos que compõe o Governo.

O Jornal de Negócios dá conta, esta segunda-feira, de que estes são organismos permeáveis à colonização partidária, algo que as novas regras prometiam eliminar.

Mesmo passando pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap), venceram o concurso exclusivamente figuras sociais-democratas ou centristas. Será coincidência?

Questionada sobre esta matéria pelo Jornal de Negócios, a comissão independente alega que escolheu os melhores, mas que as regras acabam por dar vantagem a quem ficou no cargo em regime de substituição. Já o ministro Mota Soares, que tutela a Segurança Social, fez saber que “este regime assegura a despartidarização do Estado e coloca pela primeira vez a decisão fora da tutela governamental”.
07:51 - 09 de Fevereiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto

Anónimo disse...

Ó senhor Vital, se o senhor nos quiser deixar aqui outro exemplo basta pegar naquilo que a CDU faz no poder em Alpiarça e está tudo dito! Escusava de ir buscar um exemplo tão longe e ter o trabalho de o transcrever. Temos exemplos desses mesmo aqui à nossa porta, homem! Ainda não deu por isso?

Anónimo disse...

O amigo queria o Boletim Informativo da Câmara e afinal saiu o da CDU-
Que concidência.....

Anónimo disse...

Deve ser só para os camaradas naturalmente. Eu com os meus oitenta anos nem com lupa de 4x consigo ler. Mas já vi que não tem ninguém pendurado nas máquinas sem capacete só para a fotografia.