.

.

.

.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Há mais de 700 mil desempregados, quase metade sem subsídios


Os números relativos ao desemprego continuam a preocupar em Portugal. Para além do número crescente de desempregados, são cada vez menos os que recebem subsídios de desemprego e os que o recebem, vêm os valores do mesmo a reduzir de ano para ano, conta o Jornal de Notícias.
Há 290 mil desempregados inscritos nos centros de emprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que já não recebem subsídios. De acordo com o Jornal de Notícias, o valor corresponde a 47.2% do total de desempregados.
Em Julho deste ano foram pagos 323.065 mil subsídios de desemprego, menos 8.938 que no ano passado.
No entanto estes números são anda mais graves se tivermos em consideração que muitos dos desempregados desistiram de procurar emprego e não estão por isso inscritos no IEFP. O INE estima que existam, ao todo, 728 900 desempregados  (entre inscritos e não inscritos), o que significa que na realidade são mais de 400 mil os que não recebem qualquer subsidio.
Para além do menor número de subsídios entregues, o valor dos mesmos também continua mais baixo. O valor médio do subsídio é, atualmente, de 463,53 euros, menos 20,6 euros que no ano passado.
Segundo dados divulgados pelo Jornal de Notícias, o distrito do Porto é onde se encontram a maioria dos desempregados a usufruir do subsídio de desemprego, seguindo-se Lisboa, Setúbal e Braga.
«NM»

Sem comentários: