.

.

.

.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Em 200 mil casas vê-se TV pirata

Haverá em Portugal pelo menos 200 mil lares ligados de forma ilegal a serviços de televisão, revela o Jornal de Notícias.


O Jornal de Notícias adianta que haverá pelo menos 200 mil casas em Portugal equipadas com sistemas clandestinos de televisão. O negócio cresce e estima-se que as perdas mensais para as grandes operadoras se situem entre os 600 mil e um milhão de euros.
O fenómeno chama-se ‘cardsharing’ e quem o pratica incorre numa pena que pode ir até aos cinco anos de prisão e multas consideráveis. No entanto, o serviço clandestino continua a ter mais adeptos, com a Federão Portuguesa de Editores de Videogramas a estimar perdas de faturação mensais entre os 6 e os 10%.
Online existem boxes pirata à venda com valores a rondar os 100 euros, dá conta o mesmo jornal. Basicamente, o fornecedor pirata tem uma assinatura legal de uma operadora de televisão. Essa box legal é depois ligada à internet, a um servidor muitas vezes localizado no estrangeiro, para dificultar o trabalho às autoridades.
Depois de ligada o fornecedor pirata disponibiliza o serviço ilegal a outros consumidores, com preços a rondar os 10 euros por mês.
«NM»

Sem comentários: